Jornal Praça Pública

15º Torneio Dr Egas Moniz: A verdadeira festa do futebol

Fernando Souteiro

15º Torneio Dr Egas Moniz: A verdadeira festa do futebol

Quatro equipas vareiras estiveram presentes neste 15º torneio Dr. Egas Moniz, que decorreu ao longo de dois dias, nas instalações da Associação Atlética de Avanca. Ao longo deste grandioso evento disputaram-se 80 jogos, tendo a envolvência de três centenas e meia de atletas.
No escalão de infantis A, o grande vencedor foi a equipa da casa, treinada pelo vareiro Luís Leite. Durante a primeira fase, o Esmoriz bateu o Avanca, por 3-2. Seguiram-se dois triunfos sobre o Canedo (4-2) e contra o Marfoot, equipa de futebol do Vitória de Guimarães, por 6-0. Na segunda fase, o Esmoriz, comandado por Paulo Jesus, levou de vencida o Avanca (B), por 4-2.
Por sua vez, a equipa do Centro Cultural e Recreativo de Válega, que integrou o grupo B, defrontou a Escola Rui Dolores (SM Feira), o Atlético Clube de Cucujães e a Associação Atlética de Avanca. Frente à AD Escola Rui Dolores, a formação valeguense, comandada por Manuel Lopes, perdeu por 3-0. Já contra a equipa feminina de Sub 18, do Atlético Clube de Cucujães, convidada em cima do evento, devido à desistência da equipa francesa, voltou a perder pelo mesmo resultado. Por sua vez, os jovens valeguenses tiveram pela frente os seus congeneres da  Associação Atlética de Avanca B mas, apesar da boa réplica, acabaram por conhecer o sabor amargo da derrota (0-1). Na segunda fase, o Centro de Válega, que vinha subindo de rendimento, defrontou a escola Marfoot, perdendo por 2-1. O Centro de Válega conquistou assim o 8º lugar, enquanto que a Escola Rui Dolores foi sétimo. O Canedo ocupou a sexta posição. O Marfoot /Vitória SC obteve o quinto posto. Na quarta posição ficou o Avanca B. A equipa feminina de sub 18 do AC Cucujães, conquistou o terceiro lugar. As equipas do Avanca e do Esmoriz repartiram as duas primeiras posições. O melhor jogador foi Emanuel Silva (Avanca), enquanto que o seu colega Duarte Nobrega recebeu o galardão de melhor guarda-redes.
A nível da categoria de infantis B, venceu o SL Benfica, que bateu na final a Sanjoanense, por 6-3. A terceira posição foi ocupada pela Académica de Coimbra. Seguiram-se as formações do Avanca, Gafanha, Cucujães, Taboeira e Avanca (B). O prémios de  melhor jogador e melhor guarda-redes foram Guilherme Oliveira e Diogo Freitas, ambos da Académica de Coimbra. Por sua vez, o jovem Joel Santos (Sanjoanense) recebeu o prémio de melhor marcador.

Leia o artigo completo na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados