Jornal Praça Pública

Cartaz de luxo vai animar o Furadouro neste verão

Manuel Correia

Cartaz de luxo vai animar o Furadouro neste verão

A Câmara Municipal de Ovar apresentou publicamente, no passado dia 26 de maio, a programação de verão da Praia do Furadouro, intitulada Animar o Furadouro, numa cerimónia que contou com as presenças de Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, e de Alexandre Rosas, vereador do turismo da Câmara Municipal de Ovar. Assim sendo, durante os meses de verão, a cultura, o desporto, a educação ambiental e a animação irão invadir esta praia, numa programação arrojada e dinâmica, que se dirige a vários públicos e que terá como objetivo incrementar o turismo e dinamizar a nossa economia.
Assim, no que diz respeito à música, estão agendados cinco concertos, que vão acontecer na Avenida Central do Furadouro, com entrada gratuita, começando logo no dia 5 de agosto, com os D’Alva. A 13 de agosto sobe ao palco Miguel Ângelo, ex-vocalista dos Delfins, enquanto que a fadista Ana Moura tocará no dia 20 de agosto, neste palco. Passado sete dias será a vez dos Deolinda passarem por terras vareiras, enquanto que Miguel Araújo, vocalista da banda Os Azeitonas, fecha este ciclo de concertos, no dia 10 de setembro, integrado no programa das Festas do Mar. De realçar que todos os concertos têm inicio marcado para as 22h00.
Também a literatura irá marcar presença na programação do Animar o Furadouro 2016, através de um espaço que contemplará uma Biblioteca de Praia, denominado “Livros na Areia”, onde irão decorrer todas as sessões do “Contadores de Histórias”, um evento que vai acontecer entre os dias 25 de julho e 19 de agosto, no qual nomes como Bárbara Andrez, José Rosinhas, Virgínia Millefiori e Rui Ramos irão contar algumas histórias, dirigidas aos mais novos. Também dirigidas para os mais novos serão as oficinas “Ovar é Mar”, que têm como objetivo mostrar às crianças o que é a ciência, em jeito de brincadeira, apelando para as questões de carácter ambiental.
Por fim, na área do desporto, a proposta do Animar o Furadouro é composta por aulas de Fitness e de Spinning, assim como por torneios de basquetebol que vão ter lugar na zona Norte da Praia do Furadouro, estando ainda disponível um espaço lúdico e desportivo, na zona central desta mesma praia. Destaque ainda para a Volta a Portugal em Bicicleta, que pelo segundo ano consecutivo irá contar com uma partida no Furadouro, desta feita, na primeira etapa da edição deste ano, que irá ligar o nosso concelho a Braga.
Além disto tudo o Animar o Furadouro 2016 irá contar com a já tradicional Feira de Gastronomia que, mais uma vez, terá lugar no Mercado do Furadouro, e de dois Festivais de Folclore que serão realizados nos dias 23 de julho e 6 de agosto.
Segundo Salvador Malheiro, a ideia de realizar o Animar o Furadouro surgiu porque “queremos que o Furadouro seja uma zona balnear de referência no nosso país. Assim, a par da sua atratividade pelas características naturais e pela sua qualidade de excelência, detendo os galardões da Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível, vamos implementar um programa de excelência para a época balnear, com muitas valências, para todos os públicos e que será seguramente um sucesso, contribuindo ainda para o incremento do turismo e para a dinamização da economia local. Mais do que uma “Corzinha de Verão”, prometemos um verão inesquecível nas nossas praias”.
De realçar que este ano, e ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, será a Câmara Municipal de Ovar a dinamizar integral e diretamente o Animar o Furadouro, juntando, assim, os esforços dos mais variados serviços municipais.

Artigos Relacionados