Jornal Praça Pública

Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes entrega oito bolsas de estudo

Fernando Souteiro

Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes entrega oito bolsas de estudo

A Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes (Válega) procedeu, mais uma vez, à atribuição das bolsas de estudo “Troupe de Reis”, que este ano contemplou oito alunos daquela vila, numa cerimónia que decorreu no auditório do renovado edifício da associação.
Numa cerimónia que contou com a presença de Domingos Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, e de Jaime Almeida, presidente da Junta de Freguesia de Válega, Augusto Pinho, presidente da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes (AAAEOL), destacou aguardar pela concretização do processo de musealização/museografia da Escola Oliveira Lopes, que foi apresentado à autarquia em 2011 e 2013, resultante do trabalho da própria instituição e de João Borges, autor do projeto de requalificação. O presidente da associação avançou, ainda, com algumas ideias a incluir no espaço, nomeadamente a criação de uma parede de luz com quadros de lições na sala de aula, uma mini horta pedagógica/herbário, a construção de réplicas de mobiliário de salas de aula, um parque infantil misto, a criação de um áudio-guia, entre outras ideias. Augusto Pinho agradeceu a todos aqueles que o têm acompanhado neste processo do Museu Escolar Oliveira Lopes, considerando que “ainda há muito trabalho por fazer, mas conseguimos chegar a meio da viagem”.
Importa salientar que as bolsas de estudo “Troupe de Reis” são fruto da angariação de fundos da secção que lhe deu o nome, que desde o ano de 1987 vem atuando em diversas casas particulares, restaurantes, cafés e outros estabelecimentos comerciais.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados