Jornal Praça Pública

Câmara Municipal de Ovar investe mais de meio milhão de euros na área social e no associativismo cultural e recreativo

DR

Câmara Municipal de Ovar investe mais de meio milhão de euros na área social e no associativismo cultural e recreativo

A Câmara Municipal de Ovar celebrou, no passado dia 30 de maio, a assinatura de Protocolos de Colaboração, com 33 dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social, do nosso concelho, investindo, assim, cerca de 250 mil euros, procedendo, imediatamente, ao pagamento dos apoios pecuniários relativos ao primeiro semestre do ano.
Durante esta cerimónia, foi apresentado o programa “Portugal – Inovação Social”, no âmbito do Portugal 2020. O “Portugal – Inovação Social” é uma iniciativa que tem como objetivo apoiar Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social que estejam focadas em resolver problemas relevantes da sociedade, que sejam inovadoras, que tenham um modelo que possa ser replicado em vários contextos e que promovam a sustentabilidade económica.
Para Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, “no momento em que contratualizamos e pagamos apoios às instituições de cariz social e aproveitando o clima de parceria existente entre a autarquia e as instituições que connosco trabalham a coesão e inclusão social no território, junto das classes mais vulneráveis, quisemos lançar novos desafios e ir mais além”.
Por isso, diz o autarca, “fizemos questão de promover esta sessão de apresentação do programa Inovação Social”. Com a criação da iniciativa Portugal Inovação Social, em dezembro de 2014, o nosso país, garante Salvador Malheiro, “foi pioneiro na União Europeia ao canalizar uma parcela importante de fundos estruturais europeus do novo ciclo de programação 2014-2020 para a promoção da inovação social”. Em Ovar, continua o autarca, “queremos as nossas associações e coletividades sociais na linha da frente da inovação social e esta será seguramente uma oportunidade a não desperdiçar”.
De realçar que, no dia seguinte à assinatura dos Protocolos de Colaboração com Instituições Particulares de Solidariedade Social, Salvador Malheiro fez o mesmo, com 65 associações culturais e recreativas de Ovar, investindo, “mais de 350 mil euros, que representa um incremento superior a 44 por cento, face ao ano anterior, que se traduz num aumento de 95 por cento para apoio ao investimento realizado pelas Associações, de 34 por cento para apoio às atividades pontuais e de 6 por cento para atividades regulares”, garante a autarquia em comunicado.

Artigos Relacionados