Jornal Praça Pública

Câmara Municipal de Ovar promove um mês dedicado aos seniores

Fernando Souteiro

Câmara Municipal de Ovar promove um mês dedicado aos seniores

A Câmara Municipal de Ovar leva a efeito, mais uma vez, durante o mês de outubro, o Mês Sénior “Idade 100 Limites”, evento que arrancou no dia 1, com a sessão de abertura, nomeadamente, um café-concerto na Casa da Junta de São João – Pólo de Capacitação e Inovação Social.
Na tarde do próximo dia 15 decorrerão, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz, um conjunto de atividades de sensibilização e divulgação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), bem como atividades de promoção da Saúde Oral.
Igualmente de tarde e uma semana depois é a vez da Casa da Junta de São João (Ovar) receber também estas mesmas atividades. Já São Vicente Pereira receberá, na manhã de 16 de outubro, esta iniciativa. Por sua vez, o auditório da Junta de Freguesia de Válega recebe todas as atividades, no do dia 23 de outubro.
Contudo, são inúmeras e bastante diversificadas as atividades do Mês Sénior “Idade 100 Limites” e nos próximos dias 11, 18 e 25 terão lugar ações de prevenção de quedas, por parte do Serviço de Fisioterapia do Hospital Dr. Francisco Zagalo, entre as 16h00 e as 18h00. Nos dias 8, 15 e 22 outubro haverá entre as 10h00 e as 11h00, uma iniciativa reservada aos seniores com HTA (Hipertensão Arterial) e DM (Diabetes Mellitus) e respetivos cuidados. A responsabilidade desta iniciativa é da Associação de Diabéticos do concelho de Ovar.
No dia 10, pelas 10h00, decorre no exterior da Junta de Freguesia de Esmoriz, o evento intitulado “À conversa no átrio…”. O tema que vai estar em foco é: “Promoção da autoestima do Sénior”. Nesse mesmo dia, a Escola de Artes e Ofícios de Ovar acolhe, a partir das 14h30, o IX Encontro de Cuidadores – Higiene do Sono.
O tradicional convívio sénior promovido pela Câmara Municipal de Ovar está agendado para o dia 12 de outubro, decorrendo o almoço na Quinta de Resela – Vale Verde.
Durante quatro dias, concretamente, nos dias 12, 19, 24 e 26, têm lugar no Centro de Educação Ambiental do Parque do Buçaquinho, sessões ligadas a esta temática da educação ambiental. Já nos dias 12 e 26 de outubro terá lugar no Centro Social da Habitovar, de manhã e de tarde, o “Espaço Zen para Seniores” , Terapias Alternativas: Massagem e Reiki. Os interessados poderão inscrever-se através do telefone 256591145.
O auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz foi o local escolhido para um workshop de danças de salão, a ter lugar no próximo dia 15, pelas 14h30. Dois dias depois, pelas 10h00, decorre uma caminhada com exercícios de relaxamento e alongamento, no Parque Urbano da Cidade de Ovar.
Para o dia 19 está reservada uma Sessão de Danças Seniores, na Casa de São Tomé. O evento está limitado a um máximo de 60 pessoas.
O Encontro de Contadores de Histórias e Poetas Populares que já vai na sua nona edição tem lugar na Casa da Junta de São João – Pólo de Capacitação e Inovação Social, no dia 22 de outubro, pelas 14h00 e principia com a peça apresentada pela Santa Casa da Misericórdia de Ovar nas Idolíadas de Ílhavo.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados