Jornal Praça Pública

Câmara Municipal de Ovar investe mais de 200 mil euros nesta época balnear

DR

Câmara Municipal de Ovar investe mais de 200 mil euros nesta época balnear

Teve lugar, no passado dia 14 de junho, no auditório do Posto e Turismo do Furadouro, a abertura oficial da época balnear, durante a qual, Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, anunciou que a autarquia irá investir mais de 200 mil euros para garantir “Mais Vigilância, Mais Inclusão, Mais Acessos e Condições, Mais Ambiente, Mais Mobilidade, Mais Proteção Solar e Mais Educação Ambiental”.
Também durante esta cerimónia, foi assinado um protocolo, entre a autarquia, as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Ovar e de Esmoriz e as Juntas de Freguesia de Esmoriz, Cortegaça e Maceda, no qual a Câmara Municipal de Ovar se compromete a assegurar e reforçar a vigilância de todas as praias do concelho.
Assim, a autarquia irá assumir “mais de 84% da comparticipação financeira” da vigilância das praias do concelho, o que representa um “valor global superior a 80 mil euros”.
De referir que a autarquia apresentou um plano integrado de vigilância das praias do território, às Capitanias do Porto de Aveiro e do Porto do Douro, que foi aprovado por ambas as entidades, de forma a preparar esta época balnear.
Para Salvador Malheiro, “é dever do Município dinamizar as suas praias, de forma a atrair veraneantes, com a consequente dinamização da economia local e promoção do território”, porém, diz o autarca, “é uma obrigação acautelar e garantir todas as condições de segurança para os nossos munícipes e para todos aqueles que nos procuram”, sendo que o “apoio dos nossos Bombeiros e Nadadores-Salvadores é uma necessidade”.
Desta forma, são muitas as melhorias e as novidades para a presente época balnear.
Na área da inclusão, destaca-se a implementação do ColorAdd, um sistema de identificação de cores para daltónicos, nas bandeiras e nos contentores de recolha de resíduos de praia.
Na área do ambiente, a Câmara Municipal de Ovar irá criar uma fossa biológica na Praia do Torrão do Lameiro.

Leia o artigo completo na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados