Jornal Praça Pública

Câmara Municipal de Ovar inaugura dois novos Espaços Cidadão, em Maceda e em Ovar

DR

Câmara Municipal de Ovar inaugura dois novos Espaços Cidadão, em Maceda e em Ovar

A Câmara Municipal de Ovar inaugurou, no passado dia 31 de outubro, dois novos Espaços Cidadão, no nosso concelho. Um na Junta de Freguesia de Maceda, e outro, no Espaço Empreendedor, em Ovar, junto à Biblioteca Municipal.
Para Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, esta é uma forma de modernizar e aproximar os cidadãos dos serviços da administração pública.
O edil considera que “estamos no bom caminho”, sendo este o “ caminho da modernização e da aproximação entre os serviços da administração pública e os cidadãos”.
Por este motivo, o autarca considera que “esta é uma iniciativa da responsabilidade do Governo Central, que a Câmara Municipal de Ovar acolheu de imediato”, sendo que “agora compete-nos colocar estes serviços à disposição da população, na expetativa de prestarmos um serviço cada vez melhor”.
“Cabe-nos a nós divulgar a possibilidade dos cidadãos resolverem os problemas perto de casa, sem necessidade de recorrerem aos serviços centrais”, acrescenta Salvador Malheiro.
De realçar que a inauguração destes dois Espaços Cidadão, é o resultado de um protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa I.P. (AMA), que também prevê a abertura de um Espaço Cidadão, na freguesia de Válega, tendo o objetivo de prestar um atendimento digital assistido, ao cidadão, em assuntos relacionados com a Administração Pública, conhecendo várias opções disponibilizadas pelos serviços online, sendo a sua implementação coordenada pela AMA, em parceria com autarquias locais e com os Correios de Portugal, entre outras entidades.
Estes dois Espaços do Cidadão, funcionam como um balcão único que disponibiliza mais de 90 serviços de diversas entidades, como o Ministério da Saúde, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Caixa Geral de Aposentações, o Instituto da Mobilidade e Transportes, o Instituto da Segurança Social, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Direção Geral do Consumidor, entre outras.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados