Jornal Praça Pública

Câmara Municipal de Ovar apresentou o Guia Educativo Municipal para o ano letivo 2017/2018

Manuel Correia

Câmara Municipal de Ovar apresentou o Guia Educativo Municipal para o ano letivo 2017/2018

A Câmara Municipal de Ovar apresentou, no passado dia 20 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Guia Educativo Municipal, para o ano letivo 2017/2018, que teve início, no passado dia 8 de setembro.
São vários os projetos, que se realizaram no ano passado e que voltarão a ser levados a cabo, assim como são muitas as novidades deste ano.
Começando pelas novidades, na área da promoção do sucesso escolar, este ano, a Câmara Municipal de Ovar irá apostar no Empreendedorismo Jovem, um programa que tem como objetivo, colocar os alunos do concelho, em contacto com o empreendedorismo, dando-lhes a conhecer a importância que este ocupa na sociedade, trabalhando, também, as competências do mundo profissional.
Na área da saúde e bem estar, destaque para o Programa Municipal de Natação, dirigido a alunos com necessidades educativas especiais, dando sequência a uma politica assente na construção de uma comunidade escolar mais inclusiva.
O programa de educação sexual “À Descoberta com o Zé e a Maria”, dirigido a todos os alunos do quarto ano do ensino básico, é outra das novidades, no que diz respeito à saúde e bem estar.
Este é um programa da responsabilidade do Centro Comunitário de Esmoriz, numa parceria com a Câmara Municipal de Ovar, com o objetivo de alertar os alunos, para a prevenção primária e secundária de problemáticas como a gravidez precoce, e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
Também os distúrbios alimentares são abordados, no Guia Educativo Municipal 2017/2018. Neste sentido, surge o projeto “Na Medida Certa”, que de uma forma lúdica, e através da realização de várias atividades, irá educar aos alunos do segundo e quarto anos de escolaridade, a adquirir estilos de vida saudáveis, com bons hábitos alimentares e a prática de desporto.
Já o projeto + COOLUNA irá promover a deteção precoce e atempada de necessidades educacionais, relacionadas com hábitos posturais, por parte dos alunos do quarto e quinto anos, de forma a minimizar o acontecimento de dor ou lesões.
Já no setor da educação pela arte, a Câmara Municipal de Ovar propõe, a exibição da peça “O cão que corre atrás de mim (e o avô Elísio à janela)”, de Filipe Caldeira, que estará na caixa de palco do Centro de Arte de Ovar, nos dias 2 e 3 de outubro.
Ainda na vertente teatral, a Câmara Municipal de Ovar, irá também disponibilizar, aos alunos que tenham entre os nove e os 12 anos, “Romeu e Julieta”, um espectáculo, que é uma reinterpretação da obra homónima de William Shakespeare.
Este espectáculo, estará em exibição na caixa de palco do Centro de Arte de Ovar, nos dias 19, 20 (10h00) e 21 de novembro (16h00).
Por sua vez, Oficinas Projeto Paralelo “Canas 44”, dirigido a adolescentes e seniores, irá pôr alunos do Ensino Secundário, a trabalhar com os utentes de um Centro de Dia/Lar de Idosos de Ovar, de forma a criarem uma dramaturgia que reflicta sobre a questão “Portugal em Vias de Exrinção”, pondo jovens e seniores a dialogar entre si.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados