Jornal Praça Pública

Câmara Municipal de Ovar celebra o Património com a realização de uma desfolhada

Manuel Correia

Câmara Municipal de Ovar celebra o Património com a realização de uma desfolhada

Teve lugar, no passado dia 30 de setembro, na Praça da República, uma desfolhada tradicional, organizada pela Câmara Municipal de Ovar, inserida nas Jornadas Europeias do Património.
Esta desfolhada contou com a participação do Grupo Folclórico “Os Moliceiros de Ovar”, e teve como objetivo, recriar uma tradição que nos leva até ao século XVI, altura em que o milho, veio da América Central, dando-se, também, início ao processo da colonização da América.
No nosso país, e já no presente, o milho é cultivado entre a primavera e o verão, com maior incidência, nas regiões do Minho, Douro e Beira Litoral (onde se insere o nosso concelho), visto que nesta altura existem as condições necessárias para a cultura do milho.
Já no outono, após a colheita do milho, cumpre-se a tradição da desfolhada, ou esfolhada, como lhe chamam, no lugar da Marinha, que serve de motivo para reunir todos aqueles que trabalham no campo, sendo sempre motivo de festejo.
De realçar que no mesmo dia, antes da desfolhada, teve lugar, no mesmo local, um Mercado Tradicional, dinamizado pelo Grupo Folclórico “Os Moliceiros de Ovar”, com produtos hortícolas e frutícolas locais.

Artigos Relacionados