Jornal Praça Pública

Carnaval de Ovar 2019: Blaya, Nelson Freitas e Xande de Pilares são os grandes cabeças de cartaz

Manuel Correia

Carnaval de Ovar 2019: Blaya, Nelson Freitas e Xande de Pilares são os grandes cabeças de cartaz

Teve lugar, na noite de 29 de novembro, na Escola de Artes e Ofícios, a Apresentação do Carnaval de Ovar 2018, que conta com Blaya, Nelson Freitas e Xande de Pilares, como os grandes cabeças de cartaz.
Durante a cerimónia que contou com as presenças de Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, e Alexandre Rosas, vereador da Cultura, do Turismo e da Juventude da Câmara Municipal de Ovar, outras novidades foram apresentadas.
Desta forma, Salvador Malheiro anunciou que este ano irá haver uma conjugação entre o cinema “também como forma de projetar o nosso Carnaval”, através do filme “Carnaval Sujo”, que foi rodado em Ovar e que irá estrear, no nosso concelho na época da folia, a “apresentação de um livro sobre a história do nosso Carnaval” e a envolvência do Carnaval com o meio-ambiente, através da substituição dos copos de plástico, por copos reutilizáveis.
Quanto à questão da segurança, Alexandre Rosas afirma que a autarquia pretende “aumentar a segurança, com um maior número de homens”, no terreno, “nomeadamente na Noite Mágica, dentro e fora do centro histórico” de Ovar.
Já quanto à programação, destaque para o espetáculo de abertura, na noite de 9 de fevereiro, que tal como no ano passado consiste no desfile de vários carnavais do país, seguido de um espetáculo piromusical, em frente Biblioteca Municipal de Ovar.
Porém, este ano, há o objetivo de alargar este desfile, a Espanha, sendo que segundo Alexandre Rosas, já estão a ser desenvolvidos contactos com grupos de Carnaval, espanhóis, no sentido de virem desfilar a Ovar, no espetáculo de abertura.
Quanto aos preços dos corsos carnavalescos, que terão lugar nos dias 2 (Desfile Noturno das Escolas de Samba), 3 e 5 de março (Grande Corso), estes “mantêm-se tal como estavam”.
No entanto, “a pulseira de acesso ao Espaço Folião”, irá custar 10€, verificando-se assim, um aumento de cinco euros, em relação a 2018, “atendendo, de facto, à elevada procura, no ano passado, que esgotou”. Porém, “haverá bilhetes diários de cinco euros, e aqui o preço mantêm-se, em relação ao ano passado”, nos dias 23 de fevereiro, 2, 3 e 4 de março.
Quanto aos espaços que vão receber animação noturna, serão os mesmos que no ano passado sendo que o Jardim do Cáster irá receber apenas DJ’s, na noite de 4 de março, assim como a Praça da República, e o Mercado Municipal.
O mesmo irá acontecer no Largo do Neptuno, na noite de 2 de março, e no Parque de Estacionamento Júlio Dinis, nas noites de 2 e 4 de março.
Já o Largo dos Bombeiros Voluntários, tal como no ano passado, irá receber o “HÁ FESTA NO CRUZEIRO”, este ano, apenas nas noites de 2 e 4 de março.
Já o Baile de Máscaras, irá manter-se nos mesmos moldes do ano passado. Ou seja, a Câmara Municipal de Ovar irá dinamizar um Baile de Máscaras, no Bar do Centro de Arte de Ovar, na noite de 24 de fevereiro, convidando os estabelecimentos de diversão noturna do centro da cidade, a organizarem o seu próprio baile.
Quanto à programação do Espaço Folião, o grande destaque, como já referimos, vai para Blaya, Nelson Freitas e Xande de Pilares.
Alexandre Silva de Assis, mais conhecido como Xande de Pilares, que passará pelo Espaço Folião, no dia 23 de fevereiro, é um cantor brasileiro, bem conhecido no mundo do samba, que já passou por Ovar, como elemento do Grupo Revelação.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados