Jornal Praça Pública

Centro Escolar de Maceda espalhou gnomos por todo o país, num jogo que pretende partilhar conhecimento

Manuel Correia

Centro Escolar de Maceda espalhou gnomos por todo o país, num jogo que pretende partilhar conhecimento

O Centro Escolar de Maceda, constituído pela Escola Básica e pelo Jardim de Infância de Estrada, lançou no passado dia 29 de maio, o jogo educativo “Caça ao Gnomo”, inserido na ação educativa “Gnomo como Nós”, no qual o Centro Escolar de Maceda espalhou, por todo o país, diversos gnomos.
Segundo a mitologia, os gnomos estão relacionados com elementos da natureza, vivendo debaixo da terra, onde guardam os seus tesouros. Desta forma, cada gnomo faz parte de um tesouro, sendo que estes dividem-se em Terra e Ar.
Assim, os Tesouros Terra, correspondem à alimentação saudável e ao território vareiro, abordando temáticas como, o conteúdo das lancheiras dos alunos, as caraterísticas das bebidas e dos alimentos que mais se consomem, e como fazer uma lancheira escolar saudável.
Já na área do Território de Ovar, as temáticas abordadas são o Património Ambiental, o Património Arquitetónico e o Património Cultural, do município vareiro
Por sua vez, os Tesouros Ar abordam tudo o que é relacionado com a literatura infantil.
Relativamente à distribuição dos gnomos, cada aluno, conjuntamente com o seu agregado familiar e o seu professor, escolheu o local onde escondeu o seu gnomo feito de argila, de acordo com um conjunto de pistas que ajudem à sua descoberta.
Estas pistas foram registadas em papel, podendo ser consultadas na página de Facebook do Centro Escolar de Maceda.
Cada gnomo possui uma mensagem, e tal como acontece com os gnomos, só os professores conhecem o seu conteúdo e a respetiva localização, sendo que é solicitado, a quem encontrar o gnomo, que entre em contacto com o Centro Escolar de Maceda.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados