Jornal Praça Pública

Cortegaça celebrou 31º aniversário da elevação a Vila

DR

Cortegaça celebrou 31º aniversário da elevação a Vila

Cortegaça celebrou, no passado dia 25 de setembro, o 31º aniversário de elevação a Vila, com a inauguração da obra de beneficiação da Rua da Escolinha, Rua da Aldeia (Poente) e envolvente, e com a apresentação dos projetos de remodelação do Largo do Campo, Rua Olívia e Florindo Cantinho e Rua do Carris, e da Alameda do Padre Manuel Dias da Silva e arranjos envolventes.
As cerimónias arrancaram com a apresentação do primeiro projeto, que diz respeito à remodelação do Largo do Campo, Rua Olívia e Florindo Cantinho e Rua do Carris. Trata-se de uma obra avaliada em quase 350 mil euros, que se encontra em concurso, e que pretende requalificar e reorganizar o espaço urbano e a rede viária, através de pavimentação, criação de estacionamento, implementação de parque infantil, beneficiação da iluminação pública e reformulação da rede de drenagem de águas pluviais.
Seguiu-se a inauguração da obra de Beneficiação da Rua da Escolinha, Rua da Aldeia (poente) e envolvente, que representou um investimento superior a 150 mil euros. Esta obra, para além dos trabalhos de pavimentação, reabilitação e construção de passeios, contemplou rede de abastecimento de água e rede de saneamento, numa parceria com a AdRA – Águas da Região de Aveiro, tendo sido a primeira obra do município realizada através de agrupamento de entidades adjudicantes.
As cerimónias culminaram com a apresentação do projeto da Alameda do Padre Manuel Dias da Silva e Arranjos envolventes. Avaliada em 500 mil euros, e projetada por dois Cortegacenses, Luís Miguel Oliveira e Carlos Violas, a construção desta Alameda pretende atribuir a esta área de equipamento religioso uma nova centralidade, que se encontra de momento escondida e em posição secundária face à sua relevância.

Leia o artigo completo na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados