Jornal Praça Pública

Debate sobre o futuro do Hospital de Ovar reúne perto de uma centena de pessoas

DR

Debate sobre o futuro do Hospital de Ovar reúne perto de uma centena de pessoas

Teve lugar, no passado dia 22 de junho, no auditório da Junta de Freguesia de Ovar, um debate subordinado ao tema “Que futuro para o nosso Hospital de Ovar?”, organizado pela CDU, e que contou com a participação de mais de 70 pessoas.
De realçar que esta iniciativa contou com as intervenções de Conceição Graça, fisioterapeuta do Hospital de Ovar, Sérgio Vinagre, médico especialista em Saúde Pública, e Carlos Jorge Silva, mestre em planeamento regional, doutorando em políticas públicas, e membro da Comissão Concelhia de Ovar do PCP.
Conceição Graça foi a primeira a intervir, falando sobre os diversos serviços que o Hospital de Ovar (também conhecido como Hospital Dr. Francisco Zagalo) presta à população vareira.
A fisioterapeuta do Hospital Dr. Francisco Zagalo, aproveitou a ocasião para manifestar “a sua visão sobre as potencialidades e desafios que o Hospital enfrenta” e apelou “a que a população manifeste, junto do Hospital, as expectativas que tem relativamente aos seus serviços”.
De seguida, e segundo uma nota de imprensa enviada para a nossa redação, Sérgio Vicente “deu o exemplo de experiências com ULS (Unidade Locais de Saúde) no país, que, com raras exceções, tendem a concentrar serviços nas unidades mais centrais e esvaziando as mais periféricas”.
O médico especialista em Saúde Pública considera que as ULS também têm uma tendência em “assumir uma visão “hospitalocêntrica””, pondo em segundo lugar, “os cuidados de saúde primários”, referindo-se aos centros de saúde.

Leia o artigo completo na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados