Jornal Praça Pública

“Dia das Soluções”: Escola Profissional de Aveiro apresentou plataforma digital inovadora

DR

“Dia das Soluções”: Escola Profissional de Aveiro apresentou plataforma digital inovadora

O Polo de Capacitação e Inovação Social de São João de Ovar recebeu, no passado dia 27 de junho, a iniciativa “Dia das Soluções”, uma organização da Escola Profissional de Aveiro, que vai na sua terceira edição, esta última subordinada ao tema “Teia de Soluções”. O evento contou com dezenas de especialistas nacionais e internacionais em domínios como os comportamentos aditivos, o abandono escolar/desmotivação, os problemas de comportamento/violência no namoro, a educação inclusiva/adaptada, a inclusão e empregabilidade, entre outros.
Numa nota de imprensa enviada às redações, entre outros objetivos, esta iniciativa pretende “identificar e assinalar a existência na região de Aveiro e no país, de contributos determinantes, vindos das mais diversas entidades e quadrantes, que se afirmam, em articulação e complementaridade, como soluções para uma melhor educação e formação”. A Escola Profissional de Aveiro reuniu, por isso, “diversas organizações parceiras, como protagonistas e que se identificam com as soluções participadas, as quais tiveram a oportunidade de partilhar, pela rede que se teceu, as suas opiniões e melhores soluções para as problemáticas analisadas”, entre elas o consumo de estupefacientes por jovens menores, a empregabilidade de jovens NEE’s (jovens com necessidades educativas especiais), e a agressão/bullying entre jovens.
Nesta iniciativa houve lugar a uma votação de soluções, encontro e partilha de novas soluções e, ainda, à partilha da opinião de especialistas nas áreas abordadas.
Quase a encerrar a iniciativa, Mário Madalena, capitão da equipa para o Apoio e Psicologia da Escola Profissional de Aveiro, apresentou uma plataforma/portal digital, que ainda não está on-line, muito funcional, prática e de utilidade universal para toda a rede. A ideia, diz a organização do evento, “é facilitar a comunicação, o acesso aos principais intervenientes que constituem a rede social de respostas para a região de Aveiro”. O acesso a esta plataforma “é realizado por município e, dentro de cada município vai-se poder aceder, de imediato, a todas as respostas sociais existentes, com possibilidade de consultar/visualizar toda a informação essencial para o correto encaminhamento e mobilização de recursos para o jovem/processo/família”. Para cada resposta “são apresentados os elementos que a constituem, uma breve descrição da função, áreas de atuação e responsabilidade, registo fotográfico e respetivos contactos: endereço de email e contacto telefónico, em observância do atual Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados