Jornal Praça Pública

EB 2, 3 Monsenhor Miguel Oliveira recebeu o 8º Encontro Nacional da “Pesquisa que Ensina”

Manuel Correia

EB 2, 3 Monsenhor Miguel Oliveira recebeu o 8º Encontro Nacional da “Pesquisa que Ensina”

A Escola Básica (EB) 2,3 Monsenhor Miguel Oliveira (Válega) recebeu, no passado dia 28 de junho, o 8º Encontro Nacional de Escolas da “Pesquisa que Ensina”: Projetos NEPSO e Rato de Biblioteca. Tratam-se de dois programas pedagógicos levados a cabo pela Fundação Vox Populi (Lisboa), sendo que o NEPSO envolve, atualmente, cerca de 60 escolas, 600 professores e quase dez mil alunos, em todo mundo.
Enquanto que no NEPSO, cada escola escolhe o seu tema, trabalhando-o partindo, posteriormente, para a opinião das pessoas, realizando um questionário a um determinado número de pessoas, promovendo e desenvolvendo o trabalho de grupo, o Rato de Biblioteca, é um projeto que, tendo as mesmas bases que o NEPSO, tem um tema que todos os anos é lançado pela Fundação Vox Populi, sendo que cada escola trabalha esse tema, fazendo uma pesquisa e a respetiva recolha de informação associada a esse tema, e realizando estudos comparativos.
De realçar que os projetos que são apresentados no NEPSO e no Rato de Biblioteca, recorrem a temáticas sensíveis, atuais, e que sejam discutidos pela sociedade.
Assim, o tema deste ano do Rato de Biblioteca foi “Nós somos o que comemos e bebemos”, sendo que cada escola que faz parte deste projeto, apresentou os trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do ano, subordinados a este tema.
Quanto ao 8º Encontro Nacional da “Pesquisa que Ensina”: Projetos NEPSO e Rato de Biblioteca, arrancou de manhã, com uma exposição dos 21 projetos desenvolvidos, ao longo do ano, no âmbito destes dois programas pedagógicos, nas escolas de todo o país, e de duas escolas brasileiras, que foram convidadas a participar neste encontro, enquanto que da parte da tarde, teve lugar um concurso de talentos.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados