Jornal Praça Pública

Escola José Macedo Fragateiro assinalou o centenário do seu patrono

DR

Escola José Macedo Fragateiro assinalou o centenário do seu patrono

Tiveram lugar, entre os dias 7 e 18 de maio, na Escola Secundária José Macedo Fragateiro, as comemorações do 100º aniversário do seu patrono.
Durante a sessão solene comemorativa do evento, que teve lugar no dia 7 de maio, foi descerrado o busto de José Macedo Fragateiro, seguindo-se uma sessão cultural, composta pela atuação do grupo coral Canto Décimo, e por uma encenação e dramatização de um conto do patrono da escola, da responsabilidade de Clara Carrapatoso e dos seus alunos.
A terminar o dia, foi inaugurada uma exposição de artes plásticas de alunos/ex-alunos e professores/ex-professores, da escola, que esteve patente até ao final destas comemorações.
Já na noite de 11 de maio, teve lugar uma tertúlia, que se iniciou com a atuação da Banda Filarmónica Ovarense, seguindo-se uma conversa entre ex-alunos, professores e comunidade em geral sobre o patrono.
No dia 14 de maio, teve lugar o lançamento do livro “O Alimentador de Aves”, do professor José Vaz Nunes, que contou com a atuação dos alunos de música do Orfeão de Ovar.
Finalmente, na noite de 18 de maio, teve lugar a sessão de encerramento, destas comemorações, que abriu com a atuação do Grupo de Bandolins de Esmoriz.
Seguiram-se as intervenções de Alberto Lamy, historiador, de Manuel Pires Bastos, pároco, de Abílio Carrapatoso e de Pompílio Souto, para contar algumas estórias das suas convivências com José Macedo Fragateiro, numa sessão que também contou com as presenças de Domingos Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, e de José Fragateiro, presidente da Assembleia da União de Freguesias de Ovar.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados