Jornal Praça Pública

Festas do Mar animam as praias do nosso concelho

DR

Festas do Mar animam as praias do nosso concelho

Esmoriz, Cortegaça e Furadouro, foram as freguesias do concelho de Ovar, que nas últimas semanas, receberam as Festas do Mar, animando assim, as praias do nosso concelho, no final deste verão.
Começando por Esmoriz, as Festas do Mar, em honra do Nosso Senhor dos Aflitos e da Nossa Senhora da Boa Viagem, tiveram lugar entre os dias 25 e 29 de agosto. Logo no primeiro dia, os festejos começaram às 9h00 com uma salva de morteiros de 21 tiros. Já de noite, por volta das 22h00, o cantor Emanuel Pinto, natural de Vila Nova de Gaia, mas residente da freguesia de Esmoriz, subiu ao palco, instalado em frente à praia desta freguesia, para tocar temas bem conhecidos da música portuguesa.
À mesma hora, mas no dia seguinte, teve lugar a atuação do conjunto Irmãos Leais, que animaram o público presente, com o seu reportório, que incluiu temas originais, no famoso registo da música popular portuguesa.
Já no dia 27 de agosto, a noite começou, também por volta das 22h00, com a atuação do cantor romântico, Lean Cruz. De realçar que Lean Cruz, que estava entre os seus, pois nasceu naquela cidade, embora atualmente resida em Espinho, iniciou-se no mundo da música, com tenra idade e tendo vindo a impor-se no panorama musical português através de muito empenho, persistência e abnegação.
Por sua vez, as festividades programadas para o dia 28, começaram bem cedo, por volta das 8h00, com uma atuação da Sociedade Musical BOA UNIÃO, à entrada da Igreja Matriz de Esmoriz, seguindo-se um arraial, com acompanhamento musical da referida banda, que percorreu as ruas da freguesia. Às 11h00, deu-se início à Missa em honra do Nosso Senhor dos Aflitos e da Nossa Senhora da Boa Viagem, na Capela da Praia. Da parte da tarde, às 15h00, teve início a procissão em honra do Nosso Senhor dos Aflitos e da Nossa Senhora da Boa Viagem, que saiu da Capela da Praia, acompanhada pela Sociedade Musical BOA UNIÃO e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Às 22h00, foi a vez do grupo Korpo & Alma animar a população, com o seu reportório.
As Festas do Mar  em honra do Nosso Senhor dos Aflitos e da Nossa Senhora da Boa Viagem, terminaram no dia 29 de agosto, com a atuação do grupo musical Os Tekos.
Convém referir que na história destas Festas do Mar, de Esmoriz ficarão para sempre gravados os nomes de Marco Gomes, José Ferreira, António, César, Nando e Carlos, que pelo quarto ano consecutivo levaram a efeito estas grandiosas festividades. Foi precisamente com o presidente da Comissão de Festas, Marco Gomes que falamos, tendo este realçado que o custo dos festejos ultrapassou os 35 mil euros. No entanto, mostrou a sua satisfação de uma forma positiva pelo facto da população esmorizense  ter correspondido ao peditório e do apoio concedido pela Câmara Municipal de Ovar e pela Junta de Freguesia de Esmoriz.
De referir que a Comissão de Festas do Senhor dos Aflitos e Nossa Senhora da Boa Viagem como associação que é, está sujeita a determinadas regras estatutárias e com a aproximação de uma nova assembleia eleitoral, é fundamental informar que não podem votar, quem não tiver as quotas em dia ou que não tenha o mínimo de três meses de admissão como associado.

Leia o artigo completo na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados