Jornal Praça Pública

Festas do Mar atraíram milhares de visitantes às praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro

DR

Festas do Mar atraíram milhares de visitantes às praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro

Entre 23 de agosto e 10 de setembro, as praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro receberam as tradicionais Festas do Mar.
As Festas do Mar de Esmoriz, em honra do Senhor dos Aflitos e de Nossa Senhora da Boa Viagem, foram as primeiras a ter lugar, entre 23 e 27 de agosto, e arrancaram com o concerto do duo João Carlos e Fábio André.
Na noite seguinte, foi a vez do cantor Bruno Cordeiro, subir ao palco instalado na Avenida da Praia, para animar os presentes com temas como “Te verei no céu” ou “De volta para casa”.
Já na noite de 25 da agosto, foi a vez dos Diapasão, os grandes cabeças de cartaz da edição deste ano das Festas do Mar de Esmoriz, animarem estes festejos, com temas como “A bela portuguesa”, “Quando Partiste” ou “Eu quero bailar”.
Já a programação do dia 26 de agosto, arrancou pelas 9h00, com uma arruada pela Sociedade Musical Boa União, seguindo-se, às 11h00, a já tradicional Missa Solene, na Igreja do Senhor dos Aflitos. Da parte da tarde, pelas 15h00, teve início, na Igreja Matriz de Esmoriz, a Majestosa Procissão. De noite, foi a vez do conjunto musical Bossa Nova pisar o palco.
As Festas do Mar em honra do Senhor dos Aflitos e da Nossa Senhora da Boa Viagem, terminaram no dia 27 de agosto, com a atuação da banda Tekos.

Festas do Mar em honra de Nossa Senhora de Nazaré

A praia de Cortegaça recebeu as Festas do Mar em honra de Nossa Senhora de Nazaré, entre 31 de agosto e 3 de setembro, que arrancaram com o concerto da banda KREMLIN, uma banda que toca músicas de baile, proveniente de Coimbra.
Já na noite de 1 de setembro, foi possível ouvir, nestes festejos, temas que habitualmente se ouvem num concerto dos Xutos & Pontapés. Porém, não foi esta a banda que subiu ao palco, uma vez que quem animou Cortegaça, neste noite, foram os GM, uma banda de Lisboa, que se dedica a homenagear os Xutos & Pontapés.
A programação referente ao dia 2 de setembro, arrancou pelas 8h30, com a chegada, à Praça Comendador Álvaro Rola, da Sociedade Musical Boa União e da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ovar, seguindo-se uma marcha, que terminou no lugar de Souto.
Por volta das 9h00, teve início a Majestosa Procissão, que saiu do lugar do Souto, em direção à capela de Nossa Senhora de Nazaré, seguindo-se uma missa, no exterior da capela, visível e audível em todo o recinto das Festas do Mar de Cortegaça. Da parte da tarde, pelas 16h00, teve início a majestosa e comovente Procissão com Benção ao Mar,.
Já se noite, a animação teve início com o concerto dos Impecáveis Band, que presenteou o público com a sua música de baile. Seguiu-se o concerto do cantor esmorizense Lean Cruz, inserido na tour Maktub, onde foi possível ouvir temas como o que dá nome a esta tour e ao seu mais recente trabalho, “Só mais uma noite” e “Amor em qualquer lugar”.
Ainda na mesma noite, a cantora Rebeca, que se encontra a comemorar 20 anos de carreira, também subiu ao palco para cantar temas bem conhecidos do público português, como é o caso de “O meu nome é Rebeca”.
A noite terminou com um monumental espetáculo piromusical, seguido da atuação do DJ Leandro Ferreira e dos seus convidados.
As Festas do Mar em honra de Nossa Senhora de Nazaré terminaram na noite de 3 de setembro, com o concerto da cantora Rosinha.

Festas do Mar em honra do Senhor e da Nossa Senhora da Piedade

As Festas do Mar em honra do Senhor e da Nossa Senhora da Piedade, regressaram ao Furadouro e no passado fim de semana atraíram milhares de visitantes.
Com um programa diversificado, a animação das festividades começou ainda em agosto, com a realização de um espetáculo surpresa, numa varanda da Avenida Central, pelo músico Bruno Azevedo. Já na noite de 1 de setembro, o fado invadiu a Avenida Central do Furadouro, com o espetáculo “O fado veio à varanda”.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados