Jornal Praça Pública

Festival Literário regressa ao Jardim do Cáster para a sua segunda edição

DR

Festival Literário regressa ao Jardim do Cáster para a sua segunda edição

Após o sucesso alcançado na sua primeira edição, a Câmara Municipal de Ovar voltou a apostar no Festival literário, cuja a segunda edição realizou-se no Jardim do Cáster, entre os dias 7 e 11 de setembro.
A segunda edição do Festival Literário, contou com cinco dias dedicados à literatura (mais dois do que no ano passado), nos quais, marcaram presença 31 autores conceituados da nossa literatura, como Gonçalo Cadilhe, Pedro Miguel Rocha, José Fanha e Cláudia Lucas Chéu. Do programa deste ano, constaram sessões de autógrafos, workshops, apresentações, debates, poesia e música.
Começando pela poesia, o destaque vai para o recital “Entre nós e as palavras”, de Pedro Lamares. Este recital assenta-se, apenas na poesia escrita na nossa língua, sendo que o seu título foi retirado de um poema de Mário Cesariny, no qual Pedro Lamares, partilha com o público, as suas experiências pessoais e a sua paixão pela poesia.
Quanto aos debates, de destacar “O romance como um guião estruturado para surpreender o próprio autor”, que contou com a participação dos escritores Pedro Miguel Rocha, Rui Cardoso Martins e Pedro Marta Santos, e moderado por Ana Maria Ferreira.
No que diz respeito à música, a segunda edição do Festival Literário contou com os concertos “No princípio era o verbo”, de Carlos Barretto, António Caeiro e José Anjos, e “Rosa do Mundo”, pela Lisbon Poetry Orchestra. “No princípio era o verbo”, junta Carlos Barretto, músico e compositor, António de Castro Caeiro, filósofo e tradutor, André Gago, escritor e ator, e José Anjos, com o objetivo de contemplar a língua portuguesa. Este é um espetáculo constituído pela leitura encenada de poemas e traduções. Por sua vez, “Rosa do Mundo” resulta do trabalho coletivo de vários tradutores, que traduziram poemas vindos de todos os cantos do Mundo, de forma a proporcionar-nos uma viagem pelo planeta Terra.

Leia o artigo completo na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados