Jornal Praça Pública

Festival Literário de Ovar vai trazer mais de 40 autores ao centro da cidade

Festival Literário de Ovar vai trazer mais de 40 autores ao centro da cidade

O Jardim do Cáster, em Ovar, vai acolher, entre 14 e 17 de setembro, a terceira edição do Festival Literário de Ovar. Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Ovar, que tem a coordenação de Carlos Nuno Granja, e que conta com a presença de mais de 40 autores, em debates, apresentações de livros, performances de poesia, sessões de autógrafos, oficinas de ilustração, entre outras atividades.
A Sessão de Abertura está agendada para amanhã, dia 14, pelas 21h00, com a presença de Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar.
Paulo Moura, Luís Filipe Borges, Ricardo Gil Soeiro, Amadeu Baptista, Maria João Lopes, Pedro Eiras, Carlos Vale Ferraz, Patrícia Portela, Raquel Serejo Martins, João Felgar, Cristina Carvalho, Fernando Dacosta, Pedro Guilherme-Moreira, Maria João Cantinho, entre tantos outros, participam no programa do Festival.
Partindo de citações de consagrados autores nacionais, um total de 12 mesas propõe-se debater temas como: “Toda a polémica é uma encenação” – José Cardoso Pires; “Há uma altura em que, depois de se saber tudo, tem de se desaprender” – Alexandre O’Neill; “Escrever é isto: comover para desconvocar a angústia e aligeirar o medo…” – Agustina Bessa-Luís e “…a maravilha que deve ser escrever um livro: a invenção da memória; a memória dentro da invenção…” – David Mourão-Ferreira.
Nota ainda para diversos espaços de conversa entre escritores e leitores; workshops de ilustração com Ana Biscaia e Yara Kono; sessões de contos para crianças com Luciana Barduco, Carlos Baldaia, José Viale Moutinho, Bárbara Andrez e Clara Carrapatoso e O Baile do Bé-á-bá, com José Fanha e Daniel Completo.
Destaque para os espectáculos de Performance de Poesia do projecto Atrito, o Recital de Poesia por Nuno Moura e os Contos eróticos e outros sussurros poéticos com Cláudia Fonseca.

Artigos Relacionados