Jornal Praça Pública

Festovar 2018: Associação Cultural e Artística de Lourosa subiu ao palco da Casa da Contacto com a peça “A Lição”

Manuel Correia

Festovar 2018: Associação Cultural e Artística de Lourosa subiu ao palco da Casa da Contacto com a peça “A Lição”

Foi na noite de 3 de novembro que a Associação Cultural e Artística de Lourosa (ACAL), de Santa Maria da Feira, subiu ao palco da Casa da Contacto, para apresentar a peça “A Lição”, de Eugéne Ionesco, com a encenação de Mónica Gomes, inserida na programação do Festovar 2018.
“A Lição” é uma peça que alia a sátira ao teatro do absurdo, contando a história de um professor especializado em todas as áreas do conhecimento, que recebe em sua casa, alunas que pretendem apresentar-se às provas de doutoramento.
Porém, com a chegada de uma nova aluna, podemos observar um diálogo completamente absurdo, com uma perversidade preliminar, mas que com o desenrolar da ação, torna-se cada vez mais evidente, retratando as relações humanas, desde o questionamento sobre o conhecimento à dominação ideológica, passando pelas questões relacionadas com a sexualidade.
O texto de “A Lição” aparenta ser, ao início, uma sátira, sobre os métodos de ensino e a aquisição de aprendizagens, porém durante o desenrolar da ação, o seu tom de farsa, faz com que o texto se torne numa tragédia.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados