Jornal Praça Pública

Hospital de Ovar aderiu à hospitalização domiciliária

DR

Hospital de Ovar aderiu à hospitalização domiciliária

O Hospital Dr. Francisco Zagalo, em Ovar, no âmbito da Estratégia para a Hospitalização Domiciliária apresentada recentemente pelo Governo, integrou um grupo de 25 hospitais que assinaram um compromisso para a constituição de uma Unidade de Hospitalização Domiciliária. Esta unidade permitirá aos cidadãos a recuperação de doenças agudas nas suas próprias casas.
Segundo o memorando assinado com a tutela, o projeto, que está, neste momento, em fase de elaboração ao nível dos procedimentos a adotar e à constituição das equipas, “o modelo apresenta claras vantagens, designadamente a redução do risco de complicações, e uma maior humanização dos cuidados, estimulando a participação ativa das famílias e de outros cuidadores, capacitando-os através do ensino personalizado em função das necessidades e dos recursos individuais, no contexto de vida de cada pessoa”.
Para Luís Miguel Ferreira, presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, “a adesão da nossa instituição a esta importante iniciativa segue a lógica da prestação de serviços de saúde à população num contexto de grande proximidade”. Nesse sentido, “não poderíamos deixar de criar neste hospital esta resposta que, seguindo determinados critérios clínicos, sociais e geográficos, constitui uma alternativa ao internamento convencional, proporcionando assistência contínua e coordenada aos cidadãos que pretendam ser seguidos nas suas próprias casas”, disse.
Tudo aponta para que esta Unidade comece a dar resposta à população de Ovar, no primeiro trimestre de 2019.

Artigos Relacionados