Jornal Praça Pública

Intervenções na praia do Furadouro estarão concluídas até ao início da época balnear

Manuel Correia

Intervenções na praia do Furadouro estarão concluídas até ao início da época balnear

As praias do Furadouro e do Torrão do Lameiro estão a ser alvo de intervenções, com o objetivo de consolidação da orla costeira, a fim de travar a erosão costeira, sendo que prevê-se estarem concluídas, até à abertura da época balnear.
Desta forma, esta empreitada, denominada “Reconstituição Dunar a Norte da Praia do Furadouro e a Sul do Furadouro – Torrão do Lameiro”, irá criar um cordão artificial dunar artificial, reconstruir parte do sistema dunar inexistente e reforçar o que já existia, através da implementação de geotubos.
Assim, na zona sul, do Furadouro, irá ser construída uma duna feita de areia, com uma extensão de 4,5 quilómetros, enquanto que na zona norte, irá ser feita uma com cerca de 500 metros.
De realçar que esta é uma empreitada da responsabilidade da Câmara Municipal de Ovar, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente e da Administração da Região Hidrográfica do Centro, estando orçamentada no valor de 720 mil euros, fazendo parte do Programa de Orla Costeira Ovar, que, por sua vez, integra o Plano de Ação Litoral XXI.
De realçar que o Plano de Ação Litoral XXI, é um instrumento de referência, relativo a vários anos, que tem como objetivo, mostrar opções estratégicas e políticas, no que diz respeito à gestão da costa portuguesa, dando prioridade a um conjunto de intervenções, desenvolvidas pelas entidades competentes, de forma a garantir a segurança daqueles que vivem no litoral, preservar o património natural e garantir o desenvolvimento sustentável de diversas atividades económicas.
Desta forma, este documento, é elaborado, tendo por base, o conjunto de intervenções que é necessário realizar, no litoral, e que estão previstas nos Planos de Ordenamento da Orla Costeira, e nos Programas de Orla Costeira, além das atividades asseguradas pelas Sociedades Polis.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados