Jornal Praça Pública

Marcha da Madragoa vai desfilar em Ovar

A Marcha da Madragoa, de Lisboa, vai estar presente no desfile de marchas de S. João que a Associação Cultural e Recreativa da Ribeira vai levar a cabo no próximo dia 24 de junho, pelas 21h00.
Com fortes raízes vareiras, diz a organização do evento, “vários componentes desta Marcha alfacinha vão regressar às suas origens, um regresso que em muitos nos honra e nos enche de orgulho”.
Toda esta ligação remonta aos anos de 1890, o início da crise da indústria naval e dos setores mais ligados ao mar, levando alguma desta gente a rumar a Lisboa em busca de trabalho e sustento para as suas famílias.
Dado que a Ribeira de Ovar vivia, sobretudo, da sua forte ligação à Ria de Aveiro e ao comércio de bens essenciais que chegavam e partiam por barco, vindas do interior do distrito, os antepassados dos atuais marchantes estão, por isso, ligados à nossa terra e as estas tradições. Com os tempos foram-se instalando nas zonas limítrofes de Lisboa e em alguns dos seus bairros típicos e aí viveram até aos dias de hoje.
Para a organização do desfile de Marchas na Ribeira de Ovar o desejo deste regresso às origens “está a despoletar nesta comunidade lisboeta uma forte mobilização de participação neste evento”.

Artigos Relacionados