Jornal Praça Pública

Município de Ovar apresentou o Guia Educativo Municipal para o ano letivo 2018/2019

Manuel Correia

Município de Ovar apresentou o Guia Educativo Municipal para o ano letivo 2018/2019

Foi no passado dia 21 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que a Câmara Municipal de Ovar apresentou o Guia Educativo Municipal, referente ao ano letivo de 2018/2019, que arrancou no dia 12 de setembro.
Esta foi uma cerimónia que contou com as presenças de Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, vice-presidente da Câmara Municipal, e Ana Cunha, vereadora da Câmara Municipal de Ovar com o pelouro da educação.
Segundo Ana Cunha “é sempre com muita alegria, com muito entusiasmo e também com muita expectativa, que preparamos cada programa e cada projeto, comprometidos em proporcionar, à comunidade educativa, instrumentos e atividades que possam contribuir para o sucesso escolar das nossas crianças e jovens”.
Por sua vez, Domingos Silva reitera “todo o esforço que a Câmara Municipal fez e continuará a fazer, nesta matéria da educação”. “Desde o início da nossa corrida para a Câmara, em 2013”, destacou o edil, “nós dissemos que queríamos uma qualidade de serviços mínimos, na educação”.
Segundo o autarca, “as autarquias têm competências que estão definidas na lei”, no que diz respeito à educação, “mas que se cingem muito, e como certamente saberão, às áreas da manutenção, dos espaços das escolas que estão sobre a sua responsabilidade, e são só aquelas que dizem respeito ao pré-escolar e ao primeiro ciclo, mas nós quisemos ir um pouco mais além”.
Desta forma, e “sempre, em conjugação com os agrupamentos, porque são eles que são os primeiros agentes da educação, tentámos a apresentação de alguns programas, que ainda estamos a prosseguir, para que em Ovar se sinta, de facto, um grande território da educação”, acrescenta o edil.
Quanto ao Guia Educativo Municipal deste ano, e começando pelos Apoios à Família, apenas mantêm-se as Atividades de Apoio à Família e a oferta dos manuais escolares a alunos do primeiro ciclo, em relação ao ano passado.
Na área da Ação Social Escolar, a autarquia volta a repetir as apostas no transporte escolar dos alunos do Ensino Básico e Secundário que residam a mais de três quilómetros do estabelecimento de ensino que frequentam e na atribuição de bolsas de estudo a alunos inscritos em estabelecimentos de Ensino Superior devidamente homologados.
A grande novidade, este ano, a nível da Ação Social Escolar prende-se com a alimentação, uma vez que este ano, a Câmara Municipal de Ovar irá distribuir uma refeição diária e um lanche, ao meio da manhã e da tarde, pelos alunos que frequentem Jardins de Infância e o primeiro ciclo do ensino básico.
Na área da Saúde e Bem Estar, estão de volta os showcookings sobre comida saudável, o Programa Municipal de Natação Sincronizada, o Programa Municipal de Natação, o programa de educação sexual “À Descoberta com o Zé e a Maria”, e os projetos Na Medida Certa e + COOLUNA.
A grande novidade, este ano, no que diz respeito à Saúde e Bem Estar, é o projeto + Contigo. Trata-se de um projeto destinado aos alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário, da responsabilidade do Centro de Saúde de Ovar, no âmbito da saúde mental, do bem estar e dos comportamentos autolesivos, que irá abordar temas como o estigma, a adolescência e a depressão.
Quanto às questões da Tradição e Identidade, a Câmara Municipal de Ovar, irá levar, outra vez, os alunos do terceiro e quarto anos, “À Descoberta de Ovar”, divulgando a história do nosso concelho, de forma a dar-lhes a conhecer os nossos costumes e tradições, despertando a atenção para a preservação do património local.
Desta forma, estes alunos, irão visitar locais como a Capela de Santo António, os Paços do Concelho, o Chafariz do Neptuno (Ovar), o Centro histórico de Pereira, o Cais do Puxadouro (Válega) e a Igreja Matriz de Esmoriz.
Quanto à Promoção Pela Leitura, estão de volta o encontro literário “Gigantes Invisíveis” e o programa “Mais e Melhores Leitores”.
Já na Educação pela Arte, as grandes novidades são a visita guiada ao Museu Júlio Dinis, no âmbito da exposição “A Morgadinha dos Canaviais no Cinema”, e o “EIXO”.
“EIXO” é uma programação para crianças e jovens, que terá lugar entre 18 de setembro e 19 de julho, onde se inserem espetáculos de música, dança, teatro, oficinas e sessões de leitura, como o espetáculo de dança “Margem”, de Victor Hugo Pontes, da peça de teatro “Catabrisa” da Companhia Instável, ou do recital de piano & histórias “Eu gosto muito do senhor Satie”.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados