Jornal Praça Pública

Município de Ovar voltou a associar-se à Hora do Planeta

DR

Município de Ovar voltou a associar-se à Hora do Planeta

O Município de Ovar voltou a associar-se à Hora do Planeta, uma iniciativa da World Wide Fund For Nature, que teve lugar, entre as 20h30 e as 21h30, do dia 24 de março.
De realçar que a Hora do Planeta é uma iniciativa mundial, que tem como objetivo lutar contra as alterações climáticas do planeta, sensibilizando para a redução do consumo de energia e da emissão de luzes, com efeito de estufa, desafiando as autarquias a desligar as luzes de alguns equipamentos e espaços municipais, durante uma hora.
Numa nota de imprensa, publicada no site da autarquia, a Câmara Municipal de Ovar afirma que a adesão a esta iniciativa, “é concretizada através da assinatura de uma declaração de compromisso e, durante uma hora, são desligadas as luzes do Paços do Concelho, Praça da República e Chafariz do Neptuno, Biblioteca Municipal de Ovar e Parque da Cidade de Ovar”.
Na mesma nota, a Câmara Municipal de Ovar “assume ainda a implementação de uma medida de sustentabilidade para 2018, que este ano se consubstancia na substituição de 1000 luminárias tradicionais de Vapor de Sódio por Luminárias de Tecnologia Led, reduzindo os consumos e emissões de CO2 em 50%”.
De realçar que a primeira edição da Hora do Planeta decorreu em 2007, em Sidney, na Austrália, contando com a participação de 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas, que durante uma hora, apagaram as luzes, tomando uma posição contra as alterações climáticas.
No ano seguinte, esta iniciativa, tornou-se num movimento de sustentabilidade global, ao qual aderiram mais de 50 milhões de pessoas em 135 países.

Artigos Relacionados