Jornal Praça Pública

Museu de Ovar: 56.º aniversário assinalado com muitos amigos

José Lopes

Museu de Ovar: 56.º aniversário assinalado com muitos amigos

A Sala dos Fundadores do Museu de Ovar foi pequena para acolher a grande família de amigos no seu 56.º aniversário, cuja cerimónia evocativa decorreu no dia 13 de janeiro (dia oficial da fundação   8/01/1961).
Este foi um dia cheio de momentos de reconhecimento e partilha de relações profundas de amizade, ao longo de mais de meio século de vida desta Instituição que, “não sendo muitos anos, comparativamente com outras instituições locais, são de muita qualidade” afirmou o presidente da Assembleia Geral do Museu de Ovar, Oliveira Dias.
Já Domingos Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Ovar, afirmou que “esta Casa tem um papel muito importante nas nossas vidas”.
Este ano a direção decidiu homenagear através de uma exposição, quatro mestres recentemente falecidos, Querubim Lapa, José Mouga, Luís Darocha e José Rodrigues, que confiaram ao espólio deste Museu, através do reconhecido entusiasmo e empenho do seu fundador, José Augusto Almeida, várias obras de arte que são a base desta mostra entre os dias 13 e 31 de janeiro, com trabalhos de pintura, desenho e cerâmica, que emolduraram a Sala que reuniu entre as várias entidades convidadas, familiares, amigos e estudiosos das obras de alguns dos artistas homenageados.
Mestres já ausentes entre os vivos que o diretor do Museu de Ovar, Manuel Cleto, fez questão de realçar através dos laços pessoais criados, recordando recentes exposições com a presença dos próprios artistas, como Querubim Lapa e José Mouga.
Entre vários outros amigos que igualmente mereceram figurar na lista de nomes a homenagear neste 56.º aniversário, a quem, Manuel Cleto dedicou palavras de agradecimentos pelos diferentes contributos para o engrandecimento do Museu.

Leia o artigo completo na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados