Jornal Praça Pública

Museu de Ovar: Exposições de cerâmica e artesanato internacional

José Lopes

Museu de Ovar: Exposições de cerâmica e artesanato internacional

Neste mês de janeiro em que o Museu de Ovar assinala o seu 57º aniversário com a exposição “Os últimos 57 meses de cultura no Museu de Ovar”, que pode ser visitada até dia 31, outras duas exposições estão disponíveis, durante o mesmo período, com recurso ao acervo do Museu de Ovar, para, através dos temas “Quatro Fábricas de Cerâmica Portuguesa” e “Artesanato Internacional”, mostrar algumas das relíquias e obras de arte, que vão surpreendendo os visitantes.
Na continuidade da exposição permanente, na Sala de Louças Carvalhinho, “Serafim Lopes Andrade”, encontra-se uma coleção de peças cerâmicas da já extinta Fábrica Carvalhinho, que há vários anos integra o acervo do Museu de Ovar, por doação de Serafim Lopes Andrade, cujo nome foi atribuído a esta sala em sua homenagem.
A exposição “Quatro Fábricas de Cerâmica Portuguesa”, reúne peças de duas fábricas também já desaparecidas, nomeadamente a Fábrica de Sacavém e a Cerâmica IBIS, de Aveiro, uma Fábrica de Porcelana, ornamental, decorativa e artística.
As outras duas fábricas representadas no acervo deste Museu são a Fábrica Aleluia, de Aveiro, e a Fábrica Vista Alegre que se mantêm em atividade.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados