Jornal Praça Pública

Música Quinta à Noite: Spirito Dell’Anima passaram pelo Museu Júlio Dinis

Manuel Correia

Música Quinta à Noite: Spirito Dell’Anima passaram pelo Museu Júlio Dinis

Teve lugar, na noite de 15 de novembro, no Museu Júlio Dinis, o concerto dos Spirito Dell’Anima, inserido na programação da iniciativa Música Quinta à Noite.
Spirito Dell’Anima é uma banda de música clássica que procura abordar a “Nova Música” que surgiu em Itália, no final XVI, difundindo-se por todo o continente europeu, proporcionando uma nova abordagem à composição musical, e um ponto de vista diferente sobre os afetos e a sua expressão.
Desta forma, a música, passou a estar ao serviço da palavra e aquilo que por ela é descrita, passando a voz, a ser a forma principal para exprimir um texto.
Assim, o processo de composição da melodia e da harmonia deixa de seguir as regras restritas que até então eram utilizadas.
Quanto à retórica musical, esta passa a ter um papel fundamental na construção do discurso musical, uma vez que as figuras que eram usadas na retórica clássica, passam a ser usadas na música.
Assim, os Spirito Dell’Anima têm como objetivo, animar o público, com obras essencialmente vocais, que marcam a transição entre o barroco e o renascimento, de compositores como Claudio Monteverdi, Giulio ou Francesca Caccini.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados