Jornal Praça Pública

Ovar Natal: Iniciativa propõe Concertos, Concurso de Montras, Visitas Guiadas, S. Silvestre de Ovar, Ateliers e Oficinas

DR

Ovar Natal: Iniciativa propõe Concertos, Concurso de Montras, Visitas Guiadas, S. Silvestre de Ovar, Ateliers e Oficinas

Para a presente quadra natalícia, a Câmara Municipal de Ovar delineou um programa diversificado, versando áreas de atuação como a cultura, o desporto, o turismo, entre outros, com o propósito de assinalar a época natalícia em território vareiro, proporcionar momentos de animação e contribuir para a dinamização do comércio local.
As grandes novidades deste ano são o Concurso de Montras de Natal e os Concertos nas Freguesias pelas coletividades locais.
O Concurso de Montras de Natal está aberto a todos os estabelecimentos comerciais do concelho, devendo os interessados candidatar-se até amanhã, dia 6 de dezembro, para o email concursodemontras@cm-ovar.pt, ou presencialmente no Centro de Arte de Ovar. Serão atribuídos aos três concorrentes que apresentarem as melhores montras de natal, uma comparticipação financeira correspondente a uma quantia líquida de 500 euros, para o 1º lugar, de 300 euros, para o 2º lugar e de 200 euros, para o 3º lugar.
De 2 a 23 de dezembro, estão a decorrer vários concertos nas freguesias do concelho. O programa arrancou no dia 2, com o Concerto pelo Bandolins de Esmoriz, na Igreja de S. Vicente de Pereira. No próximo fim de semana, nos dias 8 e 9, com o apoio da Câmara Municipal e sob a organização do Grupo Coral Laudamus, decorre na Igreja de Válega o “Festival Natal em Coro”. No dia 9, o concerto do Grupo Novos Sons (Associação Cultural e Recreativa de Valdágua) decorre no Salão Paroquial de S. João de Ovar e o Concerto pelo Grupo Coral de Esmoriz na Igreja de Esmoriz. No dia 16 de dezembro, a Igreja de Cortegaça recebe a Banda Filarmónica Ovarense e a Igreja de Arada a Banda Boa União. Já no dia 23 de dezembro, sob a organização da Junta de Freguesia de Maceda, o Concerto pela Orquestra de Sopros de Maceda terá lugar no auditório de Maceda, e a Igreja Matriz de Ovar receberá o concerto do Grupo Vocal Canto Décimo.
No âmbito turístico, haverá três iniciativas: uma Oficina de Cerâmica “Construção de Presépios”, nos dias 7 e 14 de dezembro; a Oficina de Pintura em Azulejo “Os anjos da Igreja de Válega”, nos dias 8 e 22; e no dia 15 haverá a visita orientada por Sofia Vechina “Arte da Natividade em Ovar. Entre a Sra. da Graça e o presépio da Matriz”. iniciativas são de acesso gratuito, sendo necessário inscrição para o email turismo@cm-ovar.pt.
O dia 15 será ainda dedicado ao desporto, com o Hidro Natal, uma mega-aula de hidroginástica, na Piscina Municipal de Ovar, pelas 17h00.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados