Jornal Praça Pública

Praça Pública online: um projeto concretizado a pensar em si!

Por: Dinis Amaral

O Praça Pública volta a estar na web, a partir de hoje, 1 de abril de 2016. Passar a estar, portanto, como defende João Canavilhas, “acessível à escala global, a utilizadores de diferentes fusos horários”, e a um público com necessidades e ritmos de vida distintos dos leitores da nossa edição impressa, que nos acompanham há mais de 16 anos. Mas, a globalização e as novas tecnologias transformaram-nos numa sociedade que exige acesso rápido à informação.

Talvez seja dos poucos que ainda acredita que os ‘jornais em papel’, como eu gosto de dizer, não têm os dias contados, como vulgarmente muitos vaticinam. Reconheço-lhes, antes, um espaço futuro muito próprio, mais reduzido, especial até, assegurado por muitos leitores como os nossos. Mas, o futuro de qualquer jornal com edição impressa passará, sempre, por uma transformação que se traduzirá na concretização de um projeto na web.

Este foi, aliás, o caminho que o Praça Pública traçou há já uns anos, mas que, entretanto, acabou por não se afirmar. Tratou-se de uma experiência breve, mas da qual retirámos muitos ensinamentos que procuramos desde já potenciar.

Voltamos, por isso, a apostar no jornalismo na web, onde procuraremos disponibilizar conteúdos noticiosos, mais atualizados e bem mais breves, de acontecimentos do nosso concelho.

Reconhecendo que o webjornalismo tem capacidade para ser bem mais do que o atual jornalismo online, colocaremos o enfoque na notícia, que vos será disponibilizada de forma clara e sucinta.

À semelhança da edição impressa do Praça Pública, que continuará a ir quinzenalmente para as bancas, a nossa edição online disponibiliza a informação em categorias semelhantes, ou seja, temos o espaço para a cultura, as iniciativas, os acontecimentos nas freguesias, em terra-a-terra, o desporto, com uma praça especial, a política, aos quais juntámos a atualidade e a praça comercial, entre outros.

O Praça Pública online é, portanto, um projeto concretizado a pensar em si!

Artigos Relacionados