Jornal Praça Pública

Praias do concelho voltam a receber o galardão Bandeira Azul

Manuel Correia

Praias do concelho voltam a receber o galardão Bandeira Azul

As praias de Esmoriz, de Cortegaça, do Furadouro, de São Pedro de Maceda e do Torrão do Lameiro, vão voltar a receber, este ano, a Bandeira Azul, durante a época balnear, juntando-se às 73 praias da região centro, que irão receber este galardão. Já a nível nacional, são 332 as praias que este ano irão receber a Bandeira Azul.
O anúncio foi feito, no passado dia 27 de abril, no site da Associação Bandeira Azul da Europa (www.bandeiraazul.abae.pt), sendo que este ano, o programa Bandeira Azul irá trabalhar o tema “O Mar que Respiramos”.
Este tema surge devido ao facto de 50% do dióxido de carbono que é lançado para a atmosfera, é absorvido pelos oceanos, e de 70% do oxigénio, existente no nosso planeta pelo plâncton marinho, razão pela qual, segundo uma nota de imprensa, presente no seu site, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), considera que “o papel das florestas marinhas é fundamental, são as algas mais pequenas que, literalmente, nos dão o ar que respiramos”.
Mais uma vez, o tema deste ano da Bandeira Azul, demonstra uma preocupação com a sustentabilidade da biodiversidade marinha, da orla costeira e lacustre, promovendo “uma educação por uma sociedade de baixo carbono”.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados