Jornal Praça Pública

INESC TEC vai desenvolver robô industrial que colabora com humanos

A reunião de arranque do projecto teve lugar em Lille

INESC TEC vai desenvolver robô industrial que colabora com humanos

ColRobot (Collaborative Robotics for Assembly and Kitting in Smart Manufacturing) é o nome do projeto europeu que vai colocar robôs e humanos a trabalhar lado a lado na indústria. O INESC TEC é o único parceiro português do projeto que é liderado pela École Nacionale Superieure d’Arts et Metiers (França).

Procurando tirar partido das capacidades cognitivas (humanos) e de execução de tarefas repetitivas (robôs), o ColRobot combina tecnologia de ponta desenvolvida na Europa e requisitos do utilizador para processos de montagem por forma a criar um sistema integrado de robótica de colaboração, onde um manipulador móvel age como uma “terceira mão”, entregando kits, ferramentas, peças, ou segurando peças de trabalho enquanto o operador executa tarefas. Os humanos irão interagir com os robôs ColRobot, cognitiva e fisicamente, utilizando gestos, ordens e demonstrações.

Os robôs serão capazes de navegar pela fábrica de forma autónoma e vão ser utilizados em ambiente real na indústria automóvel e aeroespacial.

O projeto inclui parceiros de cinco países da União Europeia: Centre d’Innovation des Technologies sans Contact EuraRFID (CITC-EuraRFID), AKEO PLUS, RENAULT SAS (França) e Thales Alenia Space (todos da França), Universidade de Coimbra (Portugal), Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (Itália), Fraunhofer-Gesellschaft zur Förderung der angewandten Forschung EV (Alemanha), Asociación De Investigación Metalúrgica Del Noroeste e Technaid SL (ambos da Espanha).
O ColRobot conta com um orçamento de mais de quatro milhões de euros, financiados no âmbito do programa H2020.

Fonte: Eunice Oliveira / INESC TEC, em www.noticias.up.pt

Artigos Relacionados