Jornal Praça Pública

Troupes de Reis voltaram a cumprir a tradição

Tiago Carriola

Troupes de Reis voltaram a cumprir a tradição

Iniciou-se o ano de 2018, e, mais uma vez, as Troupes de Reis saíram à rua, para espalhar o nascimento de Jesus, pelo concelho, tendo pisado o palco do Centro de Arte de Ovar, na noite do passado dia 6 de janeiro.
O “Cantar os Reis 2018” arrancou às 20h30, de uma noite fria, onde voltou a ser vivida a magia desta tradição secular, e contou com a atuação de 14 Troupes de Reis adultas.
Durante o espetáculo, Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, afirmou ser “uma satisfação muito grande ver esta sala, como aqui está hoje, ao lado de todos os reiseiros”, sendo que “a nós (município) cabe-nos estar ao lado de todos aqueles que têm contribuído ao longo dos anos, para que o ‘Cantar os Reis’ seja algo que, de ano para ano, continue a consolidar e a afirmar Ovar”.
Para o autarca, este “é, também o momento de nós prestarmos homenagem a todos aqueles que já não estão cá, mas que contribuíram, de sobremaneira, para que o ‘Cantar os Reis de Ovar’, fosse algo que mais ninguém tem”.
O edil aproveitou a ocasião para desejar a todos os presentes, “um excelente 2018, que este espírito de paz, de harmonia e de solidariedade, que existe, ainda, durante estas festas, permaneça, durante o máximo de tempo possível, porque dessa forma, as nossas dificuldades, poderão ser ultrapassadas, com um bocadinho mais de facilidade”.

Cantar os Reis, uma tradição com mais de um século de existência

A tradição do Cantar os Reis de Ovar leva-nos até finais do século XIX, altura em que surgiu, sendo que inicialmente tinha muitas semelhanças com as janeiras, mas com o passar dos anos, foi ganhando caraterísticas próprias e originais. Em 1883, surge a Troupe Reis dos Alves (também conhecida como Troupe dos Velhos), a primeira Troupe de Reis de Ovar, pela mão de João Alves Cerqueira, que na altura era um conceituado vendedor da praça vareira.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados