Jornal Praça Pública

Unidade de Saúde Familiar João Semana celebrou 10 anos de prestação de cuidados de saúde

Manuel Correia

Unidade de Saúde Familiar João Semana celebrou 10 anos de prestação de cuidados de saúde

Teve lugar, no dia 15 de dezembro, na Escola de Artes e Ofícios, a cerimónia de comemoração dos 10 anos da Unidade de Saúde Familiar (USF) João Semana.
Marcaram presença nesta cerimónia Vítor Ferreira, coordenador da USF João Semana, Pedro Castelo Branco, diretor executivo da USF João Semana, Júlia Oliveira, vereadora da Câmara Municipal de Ovar, e Manuel Alegre, presidente clínico do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga, além de toda a equipa da USF João Semana
Vítor Ferreira começou por afirmar que “10 anos passaram desde aquele dia em que fruto de uma forte vontade e do sentido da necessidade de uma mudança, o desejo de uma lufada de ar fresco nas nossas carreiras e nas nossas vidas pessoais e profissionais, surge a urgente criação da Unidade de Saúde Familiar, que na época esboçava o seu começo, fruto também, da reforma no Serviço Nacional de Saúde (SNS), especificamente, nos cuidados de saúde primários”.
“Na necessidade também resultante da constatação que os nossos utentes, vertente essencial na prestação dos cuidados de saúde, tinham o direito e mereciam melhores e mais assertivos cuidados, no âmbito do tratamento de patologias agudas emergentes, mas sobretudo na prevenção da doença e promoção da saúde, na verdadeira perspetiva holística da dimensão humana”, considera o coordenador da USF João Semana
“Assim, um núcleo de gente, na altura, essencialmente já sénior, decidiu fazer a revolução, na sua atividade profissional”, afirma Vítor Ferreira.
Sobre o nome da USF, Vítor Ferreira afirma que este foi “sugestão de um colega”, sendo “baseado nos valores deontológicos e de solidariedade humana da figura do (doutor) João Semana, personagem de relevância da obra de Júlio Dinis”.
Segundo Vítor Ferreira, esta USF é inaugurada em dezembro de 2008, porém “durante cerca de dois anos, esta equipa amadureceu, ganhou consistência e criou condições para a prestação de mais e melhores cuidados, no universo de utentes da cidade de Ovar”.
Desta forma, “foram criadas, em paralelo, e na perspetiva de prestação de cuidados mais diferenciados, três carteiras adicionais de serviços, a saber: consulta de desabilitação tabágica, consulta de alcoologia e pequena cirurgia, aproveitando competências específicas de elementos existentes no seio da equipa”, afirma o coordenador da USF João Semana.
Por sua vez, Júlia Ferreira começou o seu discurso por dizer que “eu tenho o privilégio e é um gosto poder representar o Sr. Presidente (da Câmara Municipal de Ovar), mas acima de tudo, é um gosto poder-vos felicitar pessoalmente e em primeira voz”.
Segundo a edil, “Ovar é um território de emoções, à qual eu tenho muitas emoções (relacionadas) com a USF (João Semana)”.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados