Jornal Praça Pública

VI Feira da Saúde: Por uma comunidade em forma

DR

VI Feira da Saúde: Por uma comunidade em forma

A Associação de Pais e a Equipa de Promoção e Educação para a Saúde (PES), da Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, de Ovar, levaram a efeito mais uma Feira da Saúde, certame que vai já na 6ª edição e que mobiliza toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Ovar.
Da mostra de produtos biológicos, aos despistes e rastreios (cardiovascular, auditivo, visual, oral e postural) a palestras de diversas temáticas, a atividades físicas, acupuntura bioenergética e acupuntura craniana de Yamamoto, sessões de reiki, cocktails sem álcool, noções de nutrição e bem-estar, massagens de relaxamento e terapêuticas, a iniciativa tem vindo a ser desenvolvida no intuito de disponibilizar informação/formação sobre a prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis.
Este dia foi preenchido com atividades de pleno interesse para a comunidade escolar e educativa, e nela marcaram presença diversas entidades ligadas à área da Saúde, particularmente do concelho de Ovar.
A delegação da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) mediu a tensão arterial e procedeu a testes de despistagem do colesterol e do Índice de Massa Corporal (IMC), tendo auxiliado os alunos a avaliar os resultados obtidos.
Os Bombeiros Voluntários de Ovar (BVO) deram a conhecer as etapas do protocolo de socorrismo de sinistros e prestaram esclarecimentos sobre primeiros socorros, com especial destaque para as manobras de reanimação preponderantes do Suporte Básico de Vida (SBV).
A representação do Hospital de Ovar (HFZ) contou com a visita do respetivo presidente do conselho diretivo, Luís Miguel Ferreira, que assistiu aos esclarecimentos sobre as temáticas da nutrição e dietética, etiqueta respiratória e cuidados a ter nas deslocações às Unidades de Saúde. Neste domínio, assumiram-se de enorme importância as demonstrações de acesso à plataforma eletrónica do HFZ, no contexto do programa “Serviço Nacional de Saúde (SNS) sem Papel 2020”. As profissionais treinaram os elementos da comunidade escolar a preencher os dados individuais e a aceder aos recursos existentes, que fazem do HFZ o primeiro hospital público integrado no SNS totalmente desmaterializado em registos e processos.
Por seu lado, a Associação de Diabéticos de Ovar (ADCO) procedeu à recolha de amostras sanguíneas, para avaliação dos níveis de colesterol, para além de promover um workshop sobre “Hipoglicemia” para alunos, docentes, não docentes e profissionais auxiliares, aberto a toda a comunidade escolar.
O certame contou com a participação empenhada dos alunos dos três anos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde (TAS), que tiveram a oportunidade de divulgar o seu programa de estudos e fazer uma demonstração de procedimentos de controlo de infeção respiratória. Também acolheram todos os convidados e promoveram a sensibilização para hábitos alimentares saudáveis, com a oferta de sumos naturais e a realização do Jogo da Fruta. Nos intervalos, foi a vez de mostrarem competência na área do movimento e expressão corporal, com uma “flash mob” muito ritmada, que atraiu alunos, docentes e assistentes operacionais.

Artigos Relacionados