Jornal Praça Pública

XXIV Festovar – Teatro na era digital com uma dezena de espetáculos

Fernando Souteiro

XXIV Festovar – Teatro na era digital com uma dezena de espetáculos

O Festovar – Festival de Teatro de Ovar já está a decorrer e promete agitar o concelho de Ovar, nas próximas semanas.
A 24ª edição do Festovar, que se vai prolongar até ao próximo dia 25 de novembro, tem como tema, “Teatro na era digital”, arrancou com uma cerimónia de abertura, que foi abrilhantada por alguns momentos musicais, proporcionados pelos jovens Maria Santos Pinto, ao piano e Francisco Rafael, no violoncelo, bem como pela declamação de poemas, por José Ferreira.
Alice França, em representação de Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, reconheceu e elogiou o empenho demonstrado ao longo destes anos de existência da instituição, referindo que a Contacto demonstra “o trabalho que tem sido o espírito vareiro no concelho de Ovar”, acrescentando que esta companhia teatral vareira, bem como o Grupo Renascer de Esmoriz, “são referências no país”. Em relação ao tema do festival, considerou-o, oportuno e disse esperar que “faça refletir a todos”.
Bruno Oliveira, presidente da União de Freguesias de Ovar (UFO), felicitou o artista que criou a peça de abertura desta edição e felicitou todos os membros da Contacto, “pelo trabalho intenso que têm vindo a desenvolver”, bem como os seus fundadores, considerando que o seu trabalho “engrandece a nossa comunidade e os nossos jovens”. Bruno Oliveira fez questão de referir que a UFO tem algumas parcerias com a Contacto, nomeadamente, a nível do Festinfância e no que diz respeito ao Festival Internacional de Marionetas de Ovar, onde, nestes últimos anos, esta companhia teatral vareira tem participado.
A representante da Federação Portuguesa de Teatro, Anabela Teixeira considerou ser um prazer estar na Contacto, sublinhando que é um dos “locais do país em que se trabalha com honestidade e verdade”. Convém recordar que a Federação Portuguesa de Teatro nasceu na cidade de Esmoriz, há uma década atrás.
O presidente da Contacto, Manuel Ramos Costa apelou a que “todos venham a este local, durante os próximos dois meses”.
A cerimónia de abertura do XXIV Festovar terminou com a oferta de lembranças às várias personalidades presentes.

Leia o artigo completo, na nossa edição impressa, que já se encontra nas bancas.

Artigos Relacionados