fbpx
Amigos do Cáster e Ecoclube Júlio Dinis distribuíram azevinhos

Amigos do Cáster e Ecoclube Júlio Dinis distribuíram azevinhos

Os Amigos do Cáster realizaram, no final de 2020, uma ação de oferta de azevinhos (Ilex aquifolium) no Mercado Municipal de Ovar, numa atividade coorganizada com o Ecoclube Júlio Dinis, que pretendeu sensibilizar a população para a importância da preservação da Floresta Autóctone, pela divulgação dos serviços ambientais e económicos que ela nos fornece.
Desde 2013 que os Amigos do Cáster e o Ecoclube Júlio Dinis levam a efeito ações de promoção das espécies autóctones, valorizando o azevinho (Ilex aquifolium) no concelho de Ovar, como forma de sensibilização e promoção da floresta autóctone, no nosso município.
Pelo oitavo ano consecutivo, esta atividade lembrou o Dia da Floresta Autóctone (nativa), que, em rigor, se celebra em novembro. Como os Amigos do Cáster têm procurado sensibilizar, o período entre outubro e fevereiro é o mais adequado para a plantação de espécies arbóreas ou arbustivas.
De facto, o Dia da Floresta Autóctone foi criado para melhor se adaptar a este exercício, em alternativa ao Dia Mundial da Floresta (celebrado a 21 de março), altura em que é difícil a adaptação à sementeira e plantação. O Dia da Floresta Autóctone (floresta nativa), comemorado a 23 de novembro, enquadra-se num período com condições de temperatura e de precipitação mais adequadas ao sucesso desta prática, com maior probabilidade de êxito da plantação.
Os Amigos do Cáster congratulam-se com a simpatia e o agradecimento das pessoas que aceitaram a nossa oferta e se comprometeram a tratar e a cuidar bem destes exemplares de uma espécie protegida por lei, que é também um símbolo do natal.

CATEGORIAS