
Câmara instala ‘hospital de campanha’ para evitar propagação do coronavírus no Lar da Stª Casa da Misericórdia de Ovar
O óbito por Covid-19, que se registou ontem, dia 27, na Stª Casa da Misericórdia de Ovar, levou a autarquia vareira a apostar na instalação de um ‘hospital de campanha’, tudo para evitar a propagação do vírus entre os utentes, auxiliares e funcionários da instituição.
Como revelou Salvador Malheiro, a partir de hoje, dia 28, “por iniciativa da Câmara Municipal de Ovar, todos os utentes estão a ser testados à Covid-19, no Hospital de Ovar”. Ao mesmo tempo, garante o presidente, a Câmara de Ovar está a “preparar um espaço novo, para separar os utentes que estão sintomáticos, daqueles que ainda não apresentam sintomas nenhuns”.
Em mais um momento sensível para Ovar, Salvador Malheiro voltou a colocar o dedo na ferida e apontou à tutela. “Sentimo-nos sós, com muito pouco apoio por parte da Segurança Social e com muito pouco apoio por parte do Ministérios da Saúde”. Ainda assim, disse o autarca, “cá estamos, a preparar, em contínuo, autênticos hospitais de campanha para fazer face a esta catástrofe, que está a assolar o município de Ovar”.
Ao 11º dia de cerca sanitária, o número de casos confirmados de Covid-19 no município de Ovar é agora de 178, mais 30 do que ontem. Ovar é a localidade onde se registam mais casos confirmados (58), seguida de São João de Ovar (57) e Válega (25). Esmoriz manteve os 13 casos confirmados de ontem, assim como Cortegaça, os mesmos 5, e São Vicente de Pereira, os mesmos 4. Arada, que ontem tinha 10 casos, foi a localidade onde se registou o acréscimo de mais um caso positivo (11), e Maceda passou de 2 para 5 casos de Covid-19, confirmados.