fbpx

Cantar dos Reis 2021: Projeto multidisciplinar visa homenagear António Dias Simões

A Câmara Municipal de Ovar já anunciou o programa cultural para o mês de janeiro de 2021, cuja principal iniciativa passa pela concretização de um projeto multidisciplinar, de envolvimento da comunidade e homenagem ao “reiseiro” António Dias Simões, nos 150 anos do seu nascimento.
O primeiro grande momento cultural deste programa acontece no dia 8, sexta-feira, às 21h00, no Centro de Arte de Ovar, com um projeto multidisciplinar – Troupe de Reis António Dias Simões – de grande envolvimento da comunidade local, nomeadamente das Troupes de Reis, e que pretende dar a conhecer a vida e obra de António Dias Simões, através das suas letras e músicas, numa encenação contemporânea, mas fiel à origem.
Historiador, poeta, dramaturgo, comediógrafo, pintor, miniaturista e calígrafo, António Dias Simões foi arauto da tradição do Cantar Os Reis em Ovar. Curiosamente, esta tradição foi inscrita em 2020, ano de comemoração dos 150 anos de nascimento de António Dias Simões, no Inventário Nacional como Património Cultural Imaterial, depois de um longo processo.
A direção artística deste projeto está a cargo de Pedro Martins, que conta com uma equipa de produção e “reiseiros” de cerca de 50 elementos, que têm vindo a trabalhar no projeto desde setembro.

Mais cultura até 31 de janeiro
Para a noite do dia 20, quarta-feira, está prevista, no Centro de Arte de Ovar, uma tertúlia com Pedro Damião, ator vareiro que termina a sua residência artística, desenvolvida ao longo deste ano a partir do Museu Júlio Dinis, com a apresentação do livro Residência artística de Pedro Damião: As palavras estão gastas. Porque não calarmo-nos de vez?” que regista os textos criados e as fotografias dos principais momentos.
The GIFT, no Centro de Arte de Ovar, dia 22, um reagendamento, e Luca Argel, na Escola de Artes e Ofícios, dia 28, são os concertos programados para janeiro, que termina com “Descobrimentos” de Pedro Tochas, dia 29, também no Centro de Arte de Ovar.
Durante todo o mês de janeiro, há oficinas a acontecer, no âmbito do programa “EIXO | Aprendizagem Criativa”, na Escola de Artes e Ofícios e no Museu escolar Oliveira Lopes, e seis exposições patentes nos diversos espaços de programação em rede do município de ovar, nomeadamente nos Museus municipais, Escola de Artes e ofícios, Centro de Arte e Biblioteca Municipal.

CATEGORIAS