fbpx
CAO lança convite à participação da comunidade local

CAO lança convite à participação da comunidade local

O Centro de Arte de Ovar está a lançar o convite à comunidade local, para que participe na coprodução “Madalena”. A produção do espetáculo está à procura entre 6 a 12 participantes M/14 (de diferentes faixas etárias) para integrar a estreia do espetáculo em Ovar.
Trata-se de uma coprodução Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Viriato e Centro de Arte de Ovar.
Para mais informações e inscrições, os interessados deverão contactar pelo email caovar@cm-ovar.pt, ou pelo telefone 256 509 160.
Pouco depois da estreia de “Madalena”, em fevereiro de 2020, vivemos confinados durante um mês e meio. “Madalena” era um espetáculo sobre a complexa figura simbólica de Maria Madalena, a cuidadora. É ela quem prepara o corpo de cristo para as cerimónias fúnebres e também é a ela que é dado a conhecer o milagre da transcendência da carne. Nesse espetáculo, as atrizes atravessavam uma longa noite de luto – um processo que passa pela negação, raiva, negociação, tristeza e aceitação – para resgatar o direito ao contacto com o corpo morto numa sociedade em que a morte foi higienizada, desmaterializada, tornada abjeta. Conta com a participação de um coro de voz falada formado por membros da comunidade.
“Madalena” é hoje um outro espetáculo. Não sabemos bem o que é. Hoje não só estamos impedidos do contacto com o corpo morto, mas também o contacto com os vivos está condicionado. As suas inquietações agigantam-se depois de convivermos com um vírus que nos isolou fisicamente, que nos fez temer o outro, que fez com que funerais fossem proibidos, que deixou tantos morrerem sós. “Madalena” continua a lembrar-nos que sem contacto, somos menos humanos.

CATEGORIAS