fbpx
Casa de São Thomé: “Onde a segurança, o bem-estar, o conforto e a tranquilidade ganham uma nova dimensão”

Casa de São Thomé: “Onde a segurança, o bem-estar, o conforto e a tranquilidade ganham uma nova dimensão”

Inaugurada a 1 de julho de 2005, a Casa de São Thomé (CST) funciona num edifício que foi construído de raiz pela Santa Casa da Misericórdia de Ovar, com o propósito de inovar o conceito de residência para pessoas seniores. As caraterísticas físicas do edifício promovem os cuidados personalizados. Com capacidade para 50 pessoas, a CST tem hoje 40 pessoas seniores residentes, maioritariamente senhoras, sendo a média de idades de 86 anos, a quem são oferecidos espaços de alojamento que podem ser utilizados apenas por uma pessoa, ou por um casal.
Para assinalar os seus 16 anos, o PRAÇA PÚBLICA publica, nesta edição, uma entrevista com Eduardo Pereira, administrador da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, que nos apresenta a CST como um local onde os seniores da nossa comunidade podem “usufruir das coisas boas, com o mínimo de preocupações possíveis”.

Quais são os principais serviços prestados pela Casa de São Thomé?
A Casa de São Thomé (CST) define-se como uma residência apoiada, direcionada para apoiar pessoas seniores que pretendem viver esta fase da vida, com o máximo de independência possível e com o apoio e conforto de que necessitam. Respeitamos a individualidade e independência de cada pessoa, apoiando-a de acordo com as suas necessidades e expectativas. Respeitando a singularidade de cada pessoa, os serviços que prestamos são flexíveis e versáteis, procurando sempre promover a qualidade de vida e o bem-estar. Oferecemos serviços de saúde e bem-estar, eventos recreativos e culturais, restaurante, bar, acompanhamento ao exterior, lavandaria e limpeza dos espaços e manutenção dos espaços.

E como são os espaços habitacionais?
A CST disponibiliza unidades habitacionais que diferem entre pequenos apartamentos de tipologia T1, (composto por quarto, WC, cozinha, sala e varanda) e suite (composto por zona quarto e casa de banho privativa). Os espaços dispõem de amplos roupeiros e podem ser decorados pelos residentes com objetos e mobiliário pessoais, personalizando o espaço e tornando-o mais agradável e acolhedor. Ao longo de todo o edifício existem zonas de lounge (interior e exterior), espaços de convívio, biblioteca, zona de bar, sala para eventos, sala de jantar, sala de cabeleireiro e estética, ginásio, gabinete médico e de enfermagem, sala de oração e receção. A sala de jantar funciona em horários alargados e disponibiliza ementas variadas e equilibradas, oferecendo três pratos diferentes em cada refeição principal. A equipa da cozinha está sempre disponível para fazer pequenos ajustes aos pratos, de forma a satisfazer cada cliente. Disponibilizamos, ainda, dietas específicas de acordo com indicações clínicas.

Ler entrevista completa na edição impressa

CATEGORIAS