fbpx
Covid-19: Aumento do número de novos casos confirma tendência das últimas duas semanas

Covid-19: Aumento do número de novos casos confirma tendência das últimas duas semanas

A primeira fase do novo desconfinamento, que arrancou no passado dia 15 de março, e que assinalou o princípio do fim da terceira vaga da pandemia, já começou a produzir os efeitos negativos esperados, registando-se uma tendência no aumento do número de novos casos positivos de Covid-19 e, consequentemente, um aumento do número de casos ativos. Longe de se tratar de uma situação de alarme social, os números oficiais dos últimos 15 dias demonstram que o concelho de Ovar passou de cinco casos ativos registados no dia 17 de março para 30 casos ativos registados no dia 28.
Apesar de se verificar uma tendência de crescimento de novos casos, no próximo dia 5 de abril terá lugar a segunda fase de desconfinamento, registando-se o regresso às aulas presenciais dos 2.º e 3.º ciclos (e ATLs para estas idades), a abertura de equipamentos sociais na área da deficiência, dos museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares, de lojas até 200m2 com porta para a rua, de feiras e mercados não alimentares (por decisão municipal), de esplanadas (máximo de 4 pessoas), o regresso da prática desportiva para as modalidades de baixo risco e a atividade física ao ar livre até quatro pessoas e ginásios sem aulas de grupo.
De uma maneira geral, o dever de confinamento vai manter-se até à Pascoa, e a proibição de circulação entre concelhos vai, também, manter-se nos fins de semana até ao dia 5 de abril.

O que vai abrir

A 19 de abril
– Ensino secundário e superior;
– Cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos;
– Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação;
– Todas as lojas e centros comerciais;
– Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 4 pessoas ou 6 em esplanadas) até às 22:00 ou 13:00 aos fins de semana e feriados;
– Modalidades desportivas de médio risco;
– Atividade física ao ar livre até seis pessoas;
– Eventos exteriores com diminuição de lotação;
– Casamentos e batizados com 25% de lotação.

A 3 de maio
– Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 6 pessoas ou 10 em esplanadas) sem limite de horário;
– Todas as modalidades desportivas;
– Atividade física ao ar livre e ginásios;
– Grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação;
– Casamentos e batizados com 50% de lotação.

CATEGORIAS