fbpx
Cultura, desporto e turismo marcam iniciativas de natal no concelho

Cultura, desporto e turismo marcam iniciativas de natal no concelho

A Câmara Municipal de Ovar está a promover o programa com iniciativas inteiramente dedicadas a esta quadra natalícia.
Numa nota enviada às redações, a autarquia diz que, com este programa pretende “assinalar a época natalícia no território vareiro, proporcionar momentos de animação e contribuir para a dinamização do comércio local”.
O Concurso de Montras de Natal está lançado, pelo segundo ano consecutivo, e os estabelecimentos comerciais interessados deverão demonstrar a sua intenção de participar até ao dia 8 de dezembro, para o email concursodemontras@cm-ovar.pt, ou presencialmente no Centro de Arte de Ovar. A Câmara Municipal informa que serão atribuídos aos cinco concorrentes que apresentarem as melhores montras de natal, ordenadamente, uma comparticipação financeira, destinada a apoiar a sua execução, correspondente a uma quantia líquida de 650 euros, para o 1º lugar, de 350 euros, para o 2º lugar, de 250 euros, para o 3º lugar, de 150 euros, para o 4º lugar, e de 100 euros, para o 5º lugar.
De 1 a 20 de dezembro, decorrerão vários concertos de natal nas freguesias do concelho. O programa arrancou no último domingo, dia 1, com o concerto pelo Grupo de Bandolins de Esmoriz, na Igreja Paroquial de Arada.
No fim-de-semana seguinte, 7 e 8 de dezembro, sob a organização do Grupo Coral Laudamus, decorre, na Igreja de Válega, o “Festival Natal em Coro”. Ainda no dia 8, o concerto do Grupo Vocal Canto Décimo decorre no Salão Paroquial de S. João de Ovar e o Concerto dos Pueri Cantores S. Cristóvão de Ovar, na Igreja Matriz de Cortegaça.
No dia 14, a Orquestra Filarmonia das Beiras apresentará um grandioso concerto no Centro de Arte de Ovar e, no dia 15, o Grupo Coral de Esmoriz atua na Igreja Matriz de Esmoriz, a Banda Boa União na Igreja de S. Vicente de Pereira e a Banda Filarmónica Ovarense, na Igreja Paroquial de Maceda. A Igreja Matriz de Ovar recebe o último concerto de natal, com a Academia de Música do Orfeão.
No dia 21 de dezembro, o Centro de Arte acolhe, ainda, o espetáculo “A Magia do Natal”, pela Associação de Ginástica Júlio Dinis – Gimnodançarte.
No âmbito turístico, haverá a visita “Conhecer a cidade ao sabor do Pão-de-ló de Ovar”, nos dias 7 e 14 de dezembro, pelas 10h30; e a Oficina de Pintura em Azulejo “Os anjos da Igreja de Válega”, no dia 20, às 10h30 e às 1h00. Estas iniciativas são de acesso gratuito, sendo necessário inscrição para o email turismo@cm-ovar.pt.
O dia 14 dezembro será ainda dedicado ao desporto, com o Hidro Natal, uma mega-aula de hidroginástica, na Piscina Municipal de Ovar, pelas 17h00, e no dia 21, a S. Silvestre está de regresso a Ovar para a 6ª edição e inclui um passeio de Pais Natal em Bicicleta.
A pensar nos mais novos e na ocupação dos tempos livres das férias de Natal, a Câmara Municipal de Ovar propõe várias atividades. Na Escola de Artes Ofícios de Ovar, entre 16 e 20 de dezembro, decorrerão as oficinas de Cinema de Animação “Anima-te”; entre 18 e 20 de dezembro, a Biblioteca Municipal de Ovar promove os Ateliers de Natal na Biblioteca, proporcionando às crianças participantes, um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas à volta dos livros e das histórias. Na Escola de Artes e Ofícios, haverá a oficina “Férias ao Quadrado” também para o público escolar; e o Museu Escolar Oliveira Lopes promove a oficina “O Sabor da Tradição”, com uma sessão para crianças às 14h30 e uma sessão para adultos às 18h00.

CATEGORIAS