fbpx
“Desfolhada” na Praça da República encerra comemorações das Jornadas Europeias do Património

“Desfolhada” na Praça da República encerra comemorações das Jornadas Europeias do Património

Para assinalar as Jornadas Europeias do Património (JEP) 2022, a Câmara Municipal de Ovar preparou um conjunto de iniciativas, oferecendo ao público de todas as idades e com entrada gratuita, uma visita orientada, um concerto e a recriação histórica da “Desfolhada”.
No sentido de promover um papel ativo no processo de preservação do património, no dia 24, o programa evocativo do município desenvolveu uma visita orientada ao Aron Hakodesh ǀ Espaço Memória em São Vicente de Pereira, monumento classificado de Interesse Público, para revelar os trabalhos de investigação e conservação preventiva em curso, que procurou criar uma experiência aberta e acolhedora a todos os participantes.
Aliando cultura e património museológico, no dia 25, o maestro e violinista russo Vladimir Omeltchenko apresentou, em concerto, a peça “Portuguese Garden – Reflections & Improvisations”, no Museu Júlio Dinis.  As 15 composições de “Portuguese Garden” foram gravadas em 2020, em Portugal, nos dias de confinamento e são inspiradas na Natureza.

Praça da República recebe “Desfolhada”
No dia 30 de setembro, pelas 21h30, a Praça da República vai receber a recriação da “Desfolhada”, numa tentativa de recriar os “tempos idos” que Júlio Dinis testemunhou em Ovar e descreveu na sua obra “As Pupilas do Senhor Reitor”. A tradicional desfolhada, onde se procuravam as espigas de milho rei, no Museu, era também um momento de convívio entre rapazes e raparigas, acompanhados pelo som dos tocadores de concertina. Este momento pretende reviver, num formato contemporâneo, uma vivência em desuso, convidando à participação do público.
As Jornadas Europeias do Património 20 JEP 2022 pretendem ser uma oportunidade para a reflexão, identificação e proteção do património material, imaterial e natural, promoção do turismo sustentável e utilização de recursos e biodiversidade.

CATEGORIAS