Dia do Cuidador assinalado em Válega

Dia do Cuidador assinalado em Válega

O Museu Escolar Oliveira Lopes, em Válega, recebeu, na última semana, a quarta edição do “Dia do Cuidador”, dinamizada pela Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda (AFPA), precisamente no dia do ano em que se presta homenagem a todos aqueles que se dedicam aos que não podem cuidar de si próprios.
“O aparecimento do estatuto do cuidador informal, toda esta mudança na sociedade em Portugal, cada vez mais envelhecida, vai, com certeza, necessitar no futuro de grande apoio deste tipo de instituições, como é o exemplo da AFPA”, disse Rui Dias, diretor clínico do Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar), salientando que, face à carência de recursos humanos a maior parte das unidades hospitalares se encontra num processo de reorganização para diminuir a sobrelotação nos internamentos, que passa também pela hospitalização domiciliária.
Este responsável falava na cerimónia de abertura dos trabalhos, desta vez dedicados aos cuidadores familiares, que desempenham um papel crucial, e que contou ainda com a participação de Carlos Pinto Ribeiro, presidente da Liga dos Amigos do Hospital de Ovar.

Ler notícia conmpleta na edição impressa

CATEGORIAS