Faleceu a artista vareira Natália de Matos

Faleceu a artista vareira Natália de Matos

Faleceu a cantora e professora vareira, Natália de Matos. Maria Natália Rodrigues de Matos nasceu a 20 de dezembro de 1938 e faleceu, em Ovar, a 5 de maio de 2020.
O site festivais da canção prestou uma homenagem à artista vareira, que “foi cantora e um dos elementos do Coro da Gulbenkian, no final dos anos 60, sendo que foi nesta altura que participou no Festival da Canção 1969, como um dos elementos do coro do tema Desfolhada, interpretado por Simone de Oliveira, e que se tornou a grande vencedora. Natália de Matos participou, também, no Festival Eurovisão da Canção 1969, como corista”, lembra o site.
Natália de Matos é, sobretudo, “reconhecida por ter sido professora de voz durante inúmeros anos, quer no Conservatório, quer na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa”, destaca o site, e lembra que “foi professora de inúmeros atores da nossa praça, sendo que muitos a recordam agora com carinho e como uma excelente profissional”. “Desde sempre pintou o cabelo de cores extravagantes, talvez um apanágio da revolução artística que Portugal teve após o 25 de Abril de 1974. Foi, também, professora das Oficinas de Teatro do Teatro Experimental do Porto e foi casada com o ator Carlos Cabral”, pode ler-se na mesma fonte.
Alguns dos seus alunos foram Cléia Almeida, Mário Redondo (FC1997, FC2006), Miguel Loureiro, Sara Belo (FC2006), Pedro Barbeitos, Bruno Huca, Alexandre Ferreira, Paulo Matos, Teresa Côrte-Real, entre outros.
Natália de Matos foi, também, professora de voz e dicção no Centro de Formação da RTP, tendo sido professora de Fátima Campos Ferreira, que mencionou que ela ensinava a ler poesia, a colocar e modelar a voz, e a respirar. Ensinava a sentir os sons, a controlar o movimento da palavra e o ritmo das frases. Ensinava a viver o silêncio, assegura o site.
Recorde-a no vídeo em baixo enquanto elemento do coro da Desfolhada.

 

 

CATEGORIAS