fbpx
Festival Literário de Ovar 2021 evoca Júlio Dinis

Festival Literário de Ovar 2021 evoca Júlio Dinis

Júlio Dinis, escritor com fortes ligações a Ovar, vai estar em destaque no Festival Literário de Ovar, que vai ter lugar entre 8 e 12 de setembro, a propósito da evocação dos 150 do seu falecimento.
O Festival Literário de Ovar (FLO) é uma organização da Câmara Municipal de Ovar, que pelo sétimo ano consecutivo leva a efeito esta iniciativa cultural com o objetivo de “promover o livro e a leitura, num formato que privilegia o encontro e a proximidade entre os leitores e os escritores”. Tal como em 2020, esta edição apresenta um formato descentralizado, decorrendo em vários equipamentos e em diferentes freguesias do concelho.
A sessão de abertura do FLO está agendada para o dia 8, pelas 21h00, no Centro de Arte de Ovar, e conta com intervenções de Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal, e de Carlos Nuno Granja, programador dos conteúdos literários do FLO. Segue-se a primeira mesa do Festival, com Fernando Ribeiro, conhecido vocalista e letrista da banda portuguesa de metal gótico Moonspell, já com vários livros publicados, nomeadamente na área da poesia e da ficção, e João Tordo, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2009, com “As Três Vidas”, com livros publicados em diversos países. Para fechar o primeiro dia, subirá ao palco o projeto RUGE, com Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onis e Ruben Alves; um encontro de poesia e música no cruzamento entre a palavra escrita, cantada e falada.
O FLO tem um programa com 11 mesas, reunindo mais de 40 escritores/autores, espetáculos com música, poesia e teatro; exposições, oficinas e sessões de contos; apresentações de livros e umas Jornadas Literárias / Formação Creditada para Professores.
Segundo a autarquia, este ano, o FLO integra, ainda, um conjunto de iniciativas do Programa de evocação dos 150 anos do falecimento de Júlio Dinis, escritor com fortes ligações a Ovar, onde está a “Casa Museu”, que habitou num período de grande inspiração literária. Em parceria com o Agrupamento de Escolas Ovar Sul, cuja Escola Secundária tem o escritor como patrono, a autarquia assinalará o dia 12 de setembro com a entrega dos prémios do concurso literário e de ilustração “Júlio Dinis em Ovar”, a apresentação do “teaser” do documentário “Júlio Dinis em Ovar”, que está a ser produzido por Rui Pedro Lamy, em residência artística no Museu Júlio Dinis, e o lançamento de uma edição especial de “O Canto da Sereia” de Júlio Dinis, com ilustrações de Pedro Podre e um Estudo de Ana Ferreira.
Na antecâmara do FLO’21, no próximo dia 4, o Museu Júlio Dinis inaugurará a Exposição dos trabalhos do Concurso Literário e de Ilustração “Júlio Dinis em Ovar”, uma iniciativa do Agrupamentos de Escolas Ovar Sul, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Ovar, e será apresentado o programa do Festival Literário, havendo, ainda, espaço para uma conversa com o editor João Manuel Ribeiro e “Espaço Leituras” com autores locais.

CATEGORIAS