fbpx
Futebol masc.: Campeonatos distritais regressam à competição no dia 2 de maio
Foto de arquivo

Futebol masc.: Campeonatos distritais regressam à competição no dia 2 de maio

Ficaram definidos, na última semana, “os caminhos que vão conduzir à glória nas provas finais”, anunciou a Associação de Futebol de Aveiro (AFA), que criou estas competições para o Campeonato SABSEG, para a 1.ª Divisão Distrital e a 2.ª Divisão Distrital. As competições, de participação facultativa, contam com 45 clubes e vão definir as equipas que serão promovidas nos diferentes campeonatos distritais de futebol e as duas que irão disputar a Taça de Portugal em 2021/2022.
As equipas que decidiram ir a jogo nas provas finais foram distribuídas por quatro potes, de acordo com a pontuação obtida até ao cancelamento dos campeonatos, deliberado em fevereiro, e depois foram sorteadas e divididas em grupos (ver grupos), dentro dos respetivos campeonatos.
No Campeonato SABSEG, que se encontra dividido em quatro grupos, a jornada inaugural contará com os jogos Oliveira do Bairro – Alvarenga e Gafanha – SV de Pereira, Avanca – União de Lamas, Fermentelos – Cesarense, Bustelo – Estarreja, Ovarense – Alba, Pampilhosa – Canedo. O Esmoriz folga.
Na 1.ª Divisão Distrital, igualmente dividida em quatro grupos, o sorteio ditou que na 1.ª jornada se disputem os jogos Mansores – Valecambrense, Nogueira da Regedoura – L. de Lourosa B, Lobão – Macieirense, Bustos – Pinheirense, Geração – Antes, Arrifanense – Florgrade. Mosteirô e Válega folgam.
Como informou a AFA, a fase de grupos de cada um destes campeonatos tem início previsto para o dia 2 de maio. As equipas defrontam-se por duas vezes nesta fase, sendo que os dois primeiros classificados de cada série avançam para os quartos de final. As finais estão apontadas para 27 de junho.
Recorde-se que, as provas finais foram criadas após ter sido decretado o cancelamento dos campeonatos aveirenses de futebol sénior, com o intuito de “relevar o mérito até aqui demonstrado pelos clubes e decidir as referidas subidas em campo”, tal como explicou Arménio Pinho, presidente da AFA. Caso as provas finais não possam vir a ser disputadas, por impedimento devido à pandemia da Covid-19, será aplicado o regulamento das provas de futebol sénior atualmente em vigor.

CATEGORIAS