fbpx
Gigantes Invisíveis vão invadir o Parque Ambiental do Buçaquinho

Gigantes Invisíveis vão invadir o Parque Ambiental do Buçaquinho

A 6ª Edição dos Gigantes Invisíveis – Encontro Literário para os Mais Novos Leitores, arrancou com a Oficina Medonhos a passar pelas escolas do 1ºciclo do município de Ovar, numa antecipação daquilo que será a inclusão dos trabalhos artísticos das crianças no Encontro Literário, que terá lugar no próximo fim de semana, no Parque Ambiental do Buçaquinho.
Promovido pela Câmara Municipal de Ovar e produzido pela Imaginar do Gigante, com o apoio da Junta de Freguesia de Esmoriz, os Gigantes Invisíveis 2021 contarão com uma surpresa “extra programação”, que ficará em exposição permanente, onde serão dados a conhecer os painéis com as pinturas em azulejo de plástico reciclado, desenhados e ilustrados pelos alunos do 4º ano das escolas de Ovar, que tiveram como inspiração, o Dia Mundial dos Oceanos.
Bárbara Rocha, ilustradora do projeto, referiu que, nestes trabalhos “as crianças desenharam apenas com uma cor, para perceberem que devemos ser cuidadosos no uso dos recursos disponíveis”, numa alusão aos recursos hídricos do planeta e ao consumo de plástico. Da Oficina Medonhos sairão cerca de 280 azulejos pintados e assinados pelas crianças do município.
O Encontro Literário, que pretende desconstruir a leitura na mente dos mais pequenos a partir das artes, conta com momentos de teatro, música, dança, oficinas para famílias, uma conversa entre o ilustrador convidado Marco Taylor e Carlos Nuno Granja, jornalistas, autores, público e crianças, em dois palcos principais que se dividirão entre a cafetaria do Parque Ambiental e os jardins.

Dois dias de iniciativas
O primeiro momento dos Gigantes Invisíveis acontece no dia 19, com a história de teatro infantil “Dama de Pé de Mim” de Ana Madureira, acompanhada com música e movimento, num exercício em que as crianças são convidadas a interagir e a fazer parte do elenco. Nessa tarde decorrerão, em simultâneo, quatro oficinas para toda a família, com quatro ilustradoras, quatro técnicas de desenho, que irão explorar quatro conversas, em mesas de sete dez lugares.
“Escrever sobre os livros dos outros é mesmo difícil” é uma conversa com Rita Pimenta, jornalista do Jornal Público e do Blog “letra pequena” e com Andreia Amorim, do Gabinete de Apoio às Bibliotecas e à Leitura da Câmara Municipal do Porto, que terá lugar ao final da tarde.
No dia seguinte, sob o lema “Já falaste com um autor?”, Marco Taylor, escritor, ilustrador e que dá nome à editora convidada Edições Marco Taylor, estará à conversa com Carlos Nuno Granja, escritor e programador de conteúdos literários do Festival Literário de Ovar, na cafetaria do parque. Marco Taylor terá em destaque e em permanência, nos jardins do Buçaquinho, os painéis que ilustram as personagens dos seus livros infantis.
A meio da tarde, o teatro e a dança do espetáculo “Como se Encontram as Perguntas”, de Pedro Saraiva, fará a ponte a uma Oficina de Filosofia para as Famílias com Joana Rita de Sousa, onde será mais fácil, em conjunto e em família, adivinhar as respostas.

CATEGORIAS